Gestão escolar democrática: reflexões na elaboração e execução do projeto político pedagógico
Abstract
Esse trabalho trata sobre a Gestão democrática da Escola Pública e da importância do Projeto Político Pedagógico, como um instrumento norteador de uma escola democrática. Nesse sentido, buscou-se como objetivo geral desse trabalho analisar a forma como ocorre a execução e elaboração do projeto político pedagógico, bem como suas peculiaridades. Procurou verificar ainda, no próprio documento, a forma como são colocadas as questões da participação e princípios democráticos. Assim através de um estudo de caso, fundamentado em uma pesquisa documental e através de conversa informal, verificou-se o processo de execução do PPP de uma escola estadual e municipal. Na escola estadual se identificou a existência de uma construção coletiva, a qual prioriza o diálogo e oportuniza as diferenças existentes com as peculiaridades locais. No documento da escola estadual constatou-se que o PPP segue uma elaboração dentro de uma gestão democrática, valorizando os membros envolvidos, dando a estes membros voz e vez. Destaca-se ainda, que durante a realização da pesquisa na escola municipal através de uma conversa informal com professores e funcionários, verificou-se que a escola não possui o documento e que o mesmo não é elaborado pelo coletivo escolar, o que fere profundamente os princípios de uma gestão democrática. Concluiu-se que o Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental na escola e por isso deve ser construído e desenvolvido pelo coletivo escolar para que a gestão democrática encontre sustentação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]