dc.contributor.advisor | Zientarski, Clarice | |
dc.creator | Santos, Elisandra Aparecida dos | |
dc.date.accessioned | 2014-08-13T12:26:46Z | |
dc.date.available | 2014-08-13T12:26:46Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/341 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is about the Democratic Management of Public Schools and the importance of the Pedagogical and Political Project, as a guiding instrument for democratic schools. Therefore, it sought out to analyze how the planning and the execution of the pedagogical and political project work, as well as its peculiarities. It also verified, on the own document, the way the topics about the participation the democratic principles are approached. Thus, trough a case study, based on a documental research and through informal talking, it checked the execution project of PPP of a state public school. In this school it was identified the existence of a collective construction which prioritizes discussion and adapts the existent differences to the local peculiarities. In the documents of the school it was concluded that the school’s PPP follows a planning according to the democratic management enriching the members involved
giving them voice and role. It is also highlighted that, during the research in the city school through informal talking to the teachers and clerks, it was seen that the school doesn’t have the document and it is not planned by the school community, which does not comply with the principles of a democratic management. It was concluded that the PPP is a fundamental document in the school and thus it must be carried out by the school community so that the democratic management finds its sustainment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Democratização da educação | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Gestão escolar democrática: reflexões na elaboração e execução do projeto político pedagógico | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: reflexes on the planning and execution of the pedagogical and political project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho trata sobre a Gestão democrática da Escola Pública e da importância do Projeto Político Pedagógico, como um instrumento norteador de uma escola democrática. Nesse sentido, buscou-se como objetivo geral desse trabalho analisar a forma como ocorre a execução e elaboração do projeto político pedagógico, bem como suas peculiaridades. Procurou verificar ainda, no próprio documento, a forma como são colocadas as questões da participação e princípios democráticos. Assim através de um estudo de caso, fundamentado em uma pesquisa documental e através de conversa informal, verificou-se o processo de execução do PPP de uma escola estadual e municipal. Na escola estadual se identificou a existência de uma construção coletiva, a qual prioriza o diálogo e oportuniza as diferenças existentes com as peculiaridades locais. No documento da escola estadual constatou-se que o PPP segue uma elaboração dentro de uma gestão democrática, valorizando os membros envolvidos, dando a estes membros voz e vez. Destaca-se ainda, que durante a realização da pesquisa na escola municipal através de uma conversa informal com professores e funcionários, verificou-se que a escola não possui o documento e que o mesmo não é elaborado pelo coletivo escolar, o que fere profundamente os princípios de uma gestão democrática. Concluiu-se que o Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental na escola e por isso deve ser construído e desenvolvido pelo coletivo escolar para que a gestão democrática encontre sustentação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |