Formação filosófica do adolescente no Ensino Médio: o estoicismo e os temas transversais contemporâneos
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relacionar os princípios filosóficos do estoicismo e os
temas transversais contemporâneos, analisando o modo pelo qual os valores estoicos, como a
virtude, a resiliência emocional e a ética do dever, podem contribuir para uma abordagem
crítica e reflexiva sobre questões como ética, saúde, cidadania, diversidade cultural,
sustentabilidade e relações interpessoais no contexto da educação e da sociedade atual. Este
objetivo destaca a ideia de conectar o pensamento filosófico estoico com os desafios e temas
amplos que permeiam a vida contemporânea e os temas transversais propostos na Base
Nacional Comum Curricular. Por intermédio de pesquisas bibliográficas calcadas em
estudiosos no campo da educação e da filosofia, foi possível reunir e selecionar os materiais.
Outrossim, o presente trabalho aborda obras literárias inspiradas na aplicação da prática diária
do modo de vida estoico. Como conclusão desse estudo, espera-se desenhar um modo
didático de aplicação do tema em que o aluno de ensino médio seja capaz de internalizar a
filosofia estoica, não apenas como um conhecimento teórico, mas como uma ferramenta
prática para levar uma vida equilibrada e resiliente.
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