Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental
Fecha
2010-08-05Terceiro membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
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O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras tanto
de uma aprendizagem significativa como de uma alfabetização científica em relação ao tema, o estudo teve como objetivos:
investigar as concepções dos alunos de ensino fundamental (6º ao 9º ano) sobre o fumo passivo; avaliar a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências utilizados no ensino
fundamental; elaborar uma ferramenta pedagógica lúdico-interativa contemplando os efeitos do fumo passivo sobre o sistema biológico; avaliar o impacto da ferramenta pedagógica sobre as concepções dos alunos após
a interação destes com a mesma. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram o questionário semiestruturado
e a observação participante. Para a aproximação da realidade foi utilizada a teoria das Concepções Prévias e para a interpretação dos dados foram utilizadas a Análise de Conteúdo e a Estatística Descritiva. Os resultados obtidos no estudo, de uma forma geral, demonstraram que: as concepções dos alunos de ensino fundamental acerca do fumo passivo são escassas e superficiais; as concepções dos alunos variaram do não entendimento sobre o que é fumo
passivo até a compreensões condizentes, embora incompletas, com o conceito científico do mesmo. Ainda, as concepções mostraram-se fortemente associadas
ao universo das drogas, da doença e da morte; a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências mostrou-se reduzida,
fragmentada e descontextualizada; a ferramenta pedagógica Pulmão e sua Turma , elaborada no estudo, mostrou-se útil na compreensão acerca do fumo passivo e seus efeitos sobre o sistema biológico, uma vez que foram observadas evoluções nas concepções dos alunos
após a interação com a mesma. Observou-se, também, o estabelecimento de uma postura crítica dos alunos em relação ao fumo passivo após a interação com a ferramenta pedagógica. Apesar dos resultados obtidos não poderem ser generalizados eles são reveladores tanto da escassez de conhecimentos formais sobre o fumo passivo entre os alunos de ensino fundamental quanto do descaso com o tema no âmbito escolar. A ferramenta pedagógica elaborada, embora necessite de reparos, foi capaz de motivar os alunos a refletirem de forma crítica sobre o tema, esboçando assim,
uma alfabetização científica em relação ao mesmo.
Considerando-se os aspectos inferidos neste estudo, espera-se que ele contribua para a elaboração de propostas político-pedagógicas que contemplem, não só o fumo passivo, que é a terceira maior causa de morte evitável e removível
no mundo, mas também outros temas relativos à qualidade de vida e à saúde, fomentando, assim, a alfabetização científica através da Educação em Ciências.