O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação

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Data
2011-10-21Segundo membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
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Mostrar registro completoResumo
O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto representa um grave problema de saúde pública, sendo amplamente praticado, através de meios inadequados que podem causar danos e provocar a morte da mulher. Este tema foi acrescentado na educação brasileira através dos Parâmetros Curriculares Nacionais mediante o desenvolvimento dos temas transversais. Neste contexto, esta pesquisa objetivou averiguar a ação dos professores de ensino fundamental frente à temática da sexualidade, realizar uma análise dos livros didáticos de Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio e realizar um estudo comparativo das questões referentes ao aborto, segundo o entendimento dos alunos, em nível de educação superior, das áreas da saúde e humanas incluindo a comparação da compreensão do tema do ponto de vista feminino e masculino a fim de obter a concepção dos jovens acerca do tema. A partir desses dados se construiu um instrumento visando auxiliar no ensino do tema aborto contribuindo na formação do cidadão. Com base nas análises dos dados coletados, acredita-se que o tema aborto deve ser tratado de forma contínua e urgente para que os conceitos sejam assimilados e compreendidos a fim de servirem de base para a tomada de decisões contribuindo na formação do cidadão. Além disso, foi possível perceber que o lúdico contribui na abordagem do tema aborto em sala de aula demonstrando assim, a relevância da inclusão de metodologias alternativas em sala de aula no sentido de aproximar os jovens de temas relevantes visando à formação do cidadão. Assim, a temática do aborto precisa ganhar espaço no ambiente escolar para que os alunos possuam um espaço para discussão e possam, assim, responder suas dúvidas e anseios. É papel da escola e dos educadores oferecer este conhecimento aos alunos preparando cidadãos conscientes sobre seus corpos e sua sexualidade.