Panorama reflexivo da contextualização da química no ensino médio: nas escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS
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2014-08-06Metadatos
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Este estudo visou obter um panorama da contextualização da química no ensino médio das escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS. Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, e iniciou com a revisão de artigos de periódicos nacionais e internacionais de acordo com o tema
contextualização e ensino de química. Nela, constatou-se que 68% dos artigos se enquadram no critério da visão crítica da sociedade na formação do aluno cidadão e com enfoque Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). Além disso, 52% das publicações referiram-se à intervenção pedagógica na contextualização com
enfoque CTSA, com avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos e após intervenção pedagógica. Neste estudo foi analisada uma amostra de 455 alunos e 18 professores, provenientes de 13 escolas públicas estaduais (alunos, n=350; professores, n=13) e 5 escolas particulares (alunos, n=105; professores, n=5). Por conseguinte, os professores pesquisados mencionaram que a contextualização não se faz presente em sala de aula devido ao pouco conhecimento, motivação e tempo no planejamento de suas ações educativas. Entretanto, para os 55% dos alunos das escolas estaduais e 41% das particulares é possível relacionar os conteúdos de química com as coisas do cotidiano. A maioria dos alunos das escolas estaduais e particulares demonstrou interesse pelos conteúdos de química, sendo que os temas de maior interesse para os meninos foi o funcionamento de motores, e para as meninas as loções e cremes de beleza. Foi desenvolvida uma oficina pedagógica em uma das escolas estaduais pesquisadas, intitulada As
medidas do cotidiano e a química: qual a ligação? considerando a
problematização inicial, desenvolvimento teórico e aplicação prática com enfoque CTSA. Assim, a contextualização da química estará mais presente nas escolas, se houver incentivos que proporcionem motivação aos professores com cursos de formação de professores que incluam a contextualização da química como tema gerador.