A evolução biológica em diferentes contextos de ensino
Abstract
O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia,
principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos
seres vivos. Sua abordagem em contexto de sala de aula é particularmente difícil,
tanto no ensino, por parte dos professores, quanto na aprendizagem, por parte dos
alunos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar dificuldades
encontradas na abordagem do tema por professores do ensino médio de escolas
públicas estaduais de Santa Maria, e o entendimento de alunos de graduação em
Ciências Biológicas sobre Natureza da Ciência e Evolução Biológica, assim como a
análise das contribuições da História da Ciência para o ensino de Evolução presente
nos livros didáticos de biologia. Esta pesquisa tem como enfoque uma abordagem
quanti-qualitativa, utilizando como instrumento de coleta questionário, entrevista e
análise documental. Para a análise e interpretação dos dados utilizaram-se os
métodos Análise Textual Qualitativa e Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados
mostram que em relação à prática docente, os professores, mesmo reconhecendo a
importância da Evolução Biológica como fato explicativo para os fenômenos da vida,
estes a consideram mais como um tema da lista de conteúdos do que um eixo
integrador que permeia todas as áreas da biologia. E que, as visões de Natureza da
Ciência dos universitários não se afastam de uma visão popular da ciência e que as
crenças podem influenciar a aceitação ou rejeição das explicações científicas. Esses
apresentam na maioria das vezes um entendimento coerente com as ideias
evolucionistas aceitas pela ciência e apenas uma pequena parte dos alunos
apresenta visões distorcidas em relação ao pensamento evolutivo. Quanto a História
da Ciência, esta é apresentada de forma adequada nos livros pesquisados. As
implicações deste estudo para o Ensino de Ciências devem contribuir para uma
reflexão da prática pedagógica do professor e de futuros professores traçando novos
caminhos no processo ensino-aprendizagem, compatíveis com o conhecimento
científico.