Mostrar registro simples

dc.creatorCarlesso, Janaína Pereira Pretto
dc.date.accessioned2016-03-03
dc.date.available2016-03-03
dc.date.issued2015-06-24
dc.identifier.citationCARLESSO, Janaína Pereira Pretto. THE REFLECTIONS OF PLANNING APPLICATION INTERDISCIPLINARY IN SCIENCE TEACHING 1 LITERACY IN CYCLE. 2015. 158 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3546
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the contributions of application planning with Science subjects in an interdisciplinary format of practice from teacher to student performance. The sample consisted of two groups - two groups of literacy cycle -1st the 3rd year of primary school - the same school: a group in which interdisciplinary activities were carried out with thematic Sciences (group interventions - GCI) and a group followed with the independent disciplinary planning, (group without intervention - GSI). For two years a multidisciplinary team collaborated with the formation of a public school teacher in the organization, planning and implementation in the classroom, activities involving science thematic integrated the contents of Mathematics and Portuguese. The interdisciplinary design was applied by the same teacher in class for two consecutive years with the same group of students. To identify the effects of the interdisciplinary, it was conducted to evaluate the performance of students in both groups. Through a comparative analysis between the groups was investigated how the interdisciplinary activities worked in the classroom contributed - not in isolation - in the performance of participating students in the group with interventions. To detect the contributions of this work in the practice of teaching, interviews were conducted. For the group without intervention, the number of correct answers in the tests did not show a significant correlation between the three areas assessed. In the group with interdisciplinary interventions, hit numbers in three tests correlated. The survey analysis pointed out that the group in which there was the inclusion of science teaching in the school planning activities in the early years of elementary school, through the application of an interdisciplinary approach, presented a significantly better performance in tests, not only in Science but also in mathematics and Portuguese. The developed interdisciplinary approach also promoted important benefits for the teaching of objective and subjective order, favoring reflection, integration of different disciplines, the construction and improvement of practice within the classroom.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectSchool performanceeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleOs reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe reflections of planning application interdisciplinary in science teaching 1 literacy in cycleeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta por dois grupos duas turmas do ciclo de alfabetização -1º ao 3º ano do ensino fundamental - de uma mesma escola: um grupo em que, foram realizadas atividades interdisciplinares com temáticas das Ciências (grupo com intervenções - GCI) e um grupo que seguiu com os planejamentos disciplinares independentes, (grupo sem intervenções - GSI). Durante dois anos uma equipe multidisciplinar colaborou com a formação de um professor de escola pública na organização, planejamento e aplicação, em sala de aula, de atividades que envolviam temáticas de Ciências integradas aos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. O planejamento interdisciplinar foi aplicado pelo mesmo professor em sala de aula por dois anos consecutivos com o mesmo grupo de alunos. Para identificar os reflexos da interdisciplinaridade, foi realizada a avaliação do desempenho dos alunos dos dois grupos estudados. Por meio de uma análise comparativa entre os grupos, foi investigado o quanto as atividades interdisciplinares trabalhadas em sala de aula contribuíram não isoladamente - no desempenho dos alunos participantes do grupo com intervenções. Para detectar as contribuições desse trabalho na prática do docente, foram realizadas entrevistas. Para o grupo sem intervenções, o número de acertos nos testes não mostrou uma correlação significativa entre as três áreas avaliadas. Em relação ao grupo com intervenções interdisciplinares, os números de acertos nos três testes se correlacionaram. A análise do estudo apontou que o grupo em que houve a inclusão do ensino de Ciências nas atividades do planejamento escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da aplicação de uma proposta interdisciplinar, apresentou um desempenho nos testes significativamente melhor, não somente em Ciências, mas também em Matemática e Língua Portuguesa. A proposta interdisciplinar desenvolvida também promoveu benefícios importantes para o docente de ordem objetiva e subjetiva, favorecendo a reflexão, a integração entre diferentes disciplinas, a construção e o aprimoramento da prática no âmbito da sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708908E5por
dc.contributor.advisor-co1Moraes, Anaelena Bragança de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4262448037922838por
dc.contributor.referee1Bastos, Amélia Rota Borges de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075436289053313por
dc.contributor.referee2Sudati, Jessie Haigert
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261854U2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7677126784753262por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples