A gestão democrática e o projeto político pedagógico em uma escola municipal de Novo Barreiro (RS)
Abstract
Este estudo objetivou analisar o PPP (Projeto Político-pedagógico) como instrumento de gestão democrática em uma Escola Municipal de Novo Barreiro (RS).
Para tanto, participaram desta pesquisa colaboradores, entre eles: coordenador pedagógico, secretária da escola, professores dos anos iniciais e finais do ensino
fundamental. Através da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, as informações foram sistematizadas por categorização simples, aproximando-se da
análise de conteúdo. Os principais resultados demonstraram que são vários os fatores que efetivam e promovem a gestão democrática na escola. Entre eles, se
encontra o Projeto Político-Pedagógico, que precisa fundamentar-se na participação enfocando a importância da coletividade na tomada de decisões. Também se evidenciou a valorização de todos como gestores, com destaque para o diretor como mediador e líder na instituição. Para os colaboradores o PPP está se efetivando na prática através dos projetos e ações que estão sendo desenvolvidos em toda a comunidade escolar, enfatizando sempre a aprendizagem do aluno e a construção do conhecimento. Portanto, pode-se concluir que o PPP é sem dúvida um instrumento de gestão democrática, onde busca a participação da comunidade tanto na sua elaboração como na sua efetivação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]