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dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorSchneider, Marília da Silva Klein
dc.date.accessioned2014-08-14T13:03:38Z
dc.date.available2014-08-14T13:03:38Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/355
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed objective to analyze the PPP (Political Pedagogic Project) as instrument of democratic management in a Municipal School of Novo Barreiro (RS). To this end, participated in this research 7 collaborators, among them: pedagogic coordinator, secretary of the school, teachers of the initial and final years of the Teaching Elementary School. Through the qualitative approach of the type case study, the information were systematized by simple categorization, approaching the content analysis. The main results demonstrated that there are several factors that promote the democratic management in the school. Among them, is the Political Pedagogic Project, that needs to be grounded in the participation, focusing the importance of the collectivity in the socket take of decisions. Also was evidenced the valorization of all as managers, with prominence for the director as mediator and leader in the institution. For the collaborators the PPP is if executing in the practice through the projects and actions being developed across the school community, emphasizing the student's learning and the construction of the knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleA gestão democrática e o projeto político pedagógico em uma escola municipal de Novo Barreiro (RS)por
dc.title.alternativeThe democratic management and the construction of the political pedagogic project in a municipal school of Novo Barreiro -RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar o PPP (Projeto Político-pedagógico) como instrumento de gestão democrática em uma Escola Municipal de Novo Barreiro (RS). Para tanto, participaram desta pesquisa colaboradores, entre eles: coordenador pedagógico, secretária da escola, professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Através da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, as informações foram sistematizadas por categorização simples, aproximando-se da análise de conteúdo. Os principais resultados demonstraram que são vários os fatores que efetivam e promovem a gestão democrática na escola. Entre eles, se encontra o Projeto Político-Pedagógico, que precisa fundamentar-se na participação enfocando a importância da coletividade na tomada de decisões. Também se evidenciou a valorização de todos como gestores, com destaque para o diretor como mediador e líder na instituição. Para os colaboradores o PPP está se efetivando na prática através dos projetos e ações que estão sendo desenvolvidos em toda a comunidade escolar, enfatizando sempre a aprendizagem do aluno e a construção do conhecimento. Portanto, pode-se concluir que o PPP é sem dúvida um instrumento de gestão democrática, onde busca a participação da comunidade tanto na sua elaboração como na sua efetivação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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