dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Schneider, Marília da Silva Klein | |
dc.date.accessioned | 2014-08-14T13:03:38Z | |
dc.date.available | 2014-08-14T13:03:38Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/355 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed objective to analyze the PPP (Political Pedagogic Project) as instrument of democratic management in a Municipal School of Novo Barreiro (RS). To this end, participated in this research 7 collaborators, among them: pedagogic coordinator, secretary of the school, teachers of the initial and final years
of the Teaching Elementary School. Through the qualitative approach of the type case study, the information were systematized by simple categorization, approaching the content analysis. The main results demonstrated that there are several factors that promote the democratic management in the school. Among them, is the Political
Pedagogic Project, that needs to be grounded in the participation, focusing the importance of the collectivity in the socket take of decisions. Also was evidenced the valorization of all as managers, with prominence for the director as mediator and leader in the institution. For the collaborators the PPP is if executing in the practice
through the projects and actions being developed across the school community, emphasizing the student's learning and the construction of the knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | A gestão democrática e o projeto político pedagógico em uma escola municipal de Novo Barreiro (RS) | por |
dc.title.alternative | The democratic management and the construction of the political pedagogic project in a municipal school of Novo Barreiro -RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou analisar o PPP (Projeto Político-pedagógico) como instrumento de gestão democrática em uma Escola Municipal de Novo Barreiro (RS).
Para tanto, participaram desta pesquisa colaboradores, entre eles: coordenador pedagógico, secretária da escola, professores dos anos iniciais e finais do ensino
fundamental. Através da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, as informações foram sistematizadas por categorização simples, aproximando-se da
análise de conteúdo. Os principais resultados demonstraram que são vários os fatores que efetivam e promovem a gestão democrática na escola. Entre eles, se
encontra o Projeto Político-Pedagógico, que precisa fundamentar-se na participação enfocando a importância da coletividade na tomada de decisões. Também se evidenciou a valorização de todos como gestores, com destaque para o diretor como mediador e líder na instituição. Para os colaboradores o PPP está se efetivando na prática através dos projetos e ações que estão sendo desenvolvidos em toda a comunidade escolar, enfatizando sempre a aprendizagem do aluno e a construção do conhecimento. Portanto, pode-se concluir que o PPP é sem dúvida um instrumento de gestão democrática, onde busca a participação da comunidade tanto na sua elaboração como na sua efetivação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |