dc.contributor.advisor | Zientarski, Clarice | |
dc.creator | Silva, Mirian da | |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T11:50:53Z | |
dc.date.available | 2014-08-15T11:50:53Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/361 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This monograph stems from an action research conducted in a public school in Cruz
Alta / RS, with the overall aim to investigate the process of interaction and mediation
between family and school. The action research aims to identify the factors that
promote the involvement of families and schools in the educational process and
propose strategies to contribute to this relationship. In order to assess this situation
two questionnaires were applied in different versions, one for parents and one for
teachers, coordinators and direction. Thus, we conjecture that a co-management that
allows popular participation, contributing to the development of democracy both at
school and in society. This participation occurs at the time that the school sees the
importance of a productive relationship with the group about and its benefits in favor
of quality education by living and building in favor of collective needs and desires of
the community. Through the analysis performed, we found that family participation is
not effective, and most do not bother to be present at times that are requested. This
has made clear the need to suggest new actions for parents to participate, reflect and
discuss, along with school administrators, their needs and expectations about what
they expect from education, to consider this action an act of democracy that seeks to
the transformation of a society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.title | A mediação entre família e escola através dos gestores escolares | por |
dc.title.alternative | Mediation between family and school though school principals | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico origina-se de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Cruz Alta/RS, com o objetivo geral de investigar o processo de interação e mediação entre família e escola. A investigação-ação tem como objetivo identificar os fatores que promovem o envolvimento das famílias e da escola no processo educativo e propõem estratégias para contribuir com este relacionamento. De forma a avaliar esta realidade aplicaram-se dois questionários, em versões distintas, uma para os pais e outra para os professores, coordenadores e direção. Assim, vislumbra-se um processo de co-gestão que permite a participação popular, contribuindo para o desenvolvimento da democracia tanto na escola quanto na sociedade. Essa participação se dá no momento em que a escola visualiza a importância de um relacionamento produtivo com o grupo que a cerca e seus enefícios em favor da educação de qualidade, através da vivência e construção coletiva em favor das necessidades e desejos da comunidade. Através das análises realizadas, observou-se que a participação da família não é algo efetivo, bem como a maioria não se preocupa em estar presente nos momentos em que são solicitados. Dessa forma ficou clara a necessidade de sugerir novas ações para que os pais participem, reflitam e discutam, juntamente com os gestores escolares, as suas expectativas e necessidades sobre o que esperam da educação, a fim de considerar este ato uma ação de democracia que visa à transformação de uma sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |