Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A mediação entre família e escola através dos gestores escolares

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (263.1Kb)
Data
2011-09-17
Autor
Silva, Mirian da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho monográfico origina-se de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Cruz Alta/RS, com o objetivo geral de investigar o processo de interação e mediação entre família e escola. A investigação-ação tem como objetivo identificar os fatores que promovem o envolvimento das famílias e da escola no processo educativo e propõem estratégias para contribuir com este relacionamento. De forma a avaliar esta realidade aplicaram-se dois questionários, em versões distintas, uma para os pais e outra para os professores, coordenadores e direção. Assim, vislumbra-se um processo de co-gestão que permite a participação popular, contribuindo para o desenvolvimento da democracia tanto na escola quanto na sociedade. Essa participação se dá no momento em que a escola visualiza a importância de um relacionamento produtivo com o grupo que a cerca e seus enefícios em favor da educação de qualidade, através da vivência e construção coletiva em favor das necessidades e desejos da comunidade. Através das análises realizadas, observou-se que a participação da família não é algo efetivo, bem como a maioria não se preocupa em estar presente nos momentos em que são solicitados. Dessa forma ficou clara a necessidade de sugerir novas ações para que os pais participem, reflitam e discutam, juntamente com os gestores escolares, as suas expectativas e necessidades sobre o que esperam da educação, a fim de considerar este ato uma ação de democracia que visa à transformação de uma sociedade.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/361
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.