Gestão escolar: a indisciplina em sala de aula
Abstract
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa elaborada nas escolas do município de Nonoai/RS, intitulada Gestão Escolar: A indisciplina em sala de aula, que objetivou de verificar a opinião de diretores, professores, alunos e pais sobre a indisciplina em sala de aula. Entre esses, utilizou-se questionário e entrevista aos 153 participantes da pesquisa (55 da rede de ensino municipal, 50 da estadual e 48 da particular). Foi realizada uma análise qualitativa das informações coletadas. Constatou-se que os fatores principais da indisciplina são a falta de limites que começa nas famílias, o descumprimento das normas escolares e o sistema curricular que não agrada os estudantes. Ao relacionar as três redes de ensino, os problemas se assemelham com incidência na permissividade dos pais como o possível causador da indisciplina. A sugestão para a minimização da indisciplina é a participação mais efetiva das famílias na escola, o cumprimento das normas por parte de alunos e professores e adequação do currículo diante de cada realidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]