dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Sperry, Teresinha Salete | |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T13:05:00Z | |
dc.date.available | 2014-08-15T13:05:00Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/364 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the results of research carried out in schools in the district of
Nonoai/RS, entitled “School Management: The indiscipline in the classroom”, which
aimed to ascertain the views of principals, teachers, students and parents about
classroom indiscipline class. Among these, we used questionnaires and interviews of
153 study participants ( 55 local school system, 50 of the 48 state and private). We
performed a qualitative analysis of information collected. It was found that the main
factors are the lack of discipline boundaries that begins in the family, the breach of
school rules and curriculum system that does not please the students. By linking the
three school systems, the problems are similar, focusing on parental permissiveness
as the possible cause of indiscipline. The suggestion for minimizing the indiscipline is
a more effective participation of families in school, the compliance by both students
and teachers on the curriculum and appropriateness of each reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.title | Gestão escolar: a indisciplina em sala de aula | por |
dc.title.alternative | School management: the indiscipline in the classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa elaborada nas escolas do município de Nonoai/RS, intitulada Gestão Escolar: A indisciplina em sala de aula, que objetivou de verificar a opinião de diretores, professores, alunos e pais sobre a indisciplina em sala de aula. Entre esses, utilizou-se questionário e entrevista aos 153 participantes da pesquisa (55 da rede de ensino municipal, 50 da estadual e 48 da particular). Foi realizada uma análise qualitativa das informações coletadas. Constatou-se que os fatores principais da indisciplina são a falta de limites que começa nas famílias, o descumprimento das normas escolares e o sistema curricular que não agrada os estudantes. Ao relacionar as três redes de ensino, os problemas se assemelham com incidência na permissividade dos pais como o possível causador da indisciplina. A sugestão para a minimização da indisciplina é a participação mais efetiva das famílias na escola, o cumprimento das normas por parte de alunos e professores e adequação do currículo diante de cada realidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |