Mediação de conflitos no ambiente escolar: uma questão para a gestão-escolar
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Data
2010-09-17Autor
Lima, Vitoria-Régia Rodrigues
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Este estudo apresenta e discute a questão da mediação de conflitos no ambiente escolar. Considerando que no contexto atual, em que a crise afeta tanto os setores sociais como os educacionais, passando pelos aspectos materiais e concretos aos mais ideais e abstratos, como os valores e as crenças, não devemo-nos surpreender também que a educação e os assuntos relacionados a ela sejam analisados, criticados e questionados de todas as perspectivas e em todas as situações. Assim, um dos assuntos que, atualmente, mais preocupam professores, pais e inclusive os próprios alunos é a questão disciplinar e acompanhando essa problemática, a mediação surge como forma de solucionar ou minimizar os conflitos sejam no âmbito familiar ou escolar. Desse modo, o presente trabalho, tem como objetivo geral elucidar os questionamentos acerca da mediação de conflitos no meio escolar. Os objetivos específicos consistem em identificar e analisar a prática disciplinar que se efetiva, concretamente, na relação do professor com seus alunos e, em que medida estabelecem ou não a relação entre a disciplina em sala de aula e os conflitos e antagonismo que grassam a sociedade em geral. Delimitou-se a problemática para as salas de aulas, onde o foco central seria mostrar como os professores lidam com o problema. Busca-se, então, trazer à tona as idéias nos diferentes sentidos que a indisciplina poderia ter, dependendo de cada sujeito e do contexto em que está inserido. Para tanto, se realizou um vasto levantamento bibliográfico e documental em estudiosos que tratam do assunto. Concluindo, portanto, que em busca de uma nova concepção de disciplina faz-se necessário priorizar a participação e a autonomia dos alunos, tendo como pressuposto a ação mediadora proposta e estabelecida coletivamente.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]