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dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorLima, Vitoria-Régia Rodrigues
dc.date.accessioned2014-08-18T18:46:45Z
dc.date.available2014-08-18T18:46:45Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/379
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.por
dc.description.abstractThis study presents and it discusses the subject of the mediation of conflicts in the school atmosphere. Considering that in the current context, in that the crisis affects as much the social sections as the educational ones, going by the material and concrete aspects to the more ideals and abstract, as the values and the faiths, we should not also surprise ourselves that the education and the subjects related to her are analyzed, criticized and questioned of all the perspectives and in all the situations. Like this, one of the subjects that, now, more they worry teachers, parents and besides the own students are the subject to discipline and accompanying that problem, the mediation appears as form of to solve or to minimize the conflicts is in the ambit family or school. He/she gave way, the present work, has as general objective to elucidate the questionament concerning the mediation of conflicts in the school middle. The specific objectives consist of to identify and to analyze the practice to discipline that it is executed, concretely, in the teacher's relationship with your students and, in that measured they establish or not the relationship among the discipline in class room and the conflicts and antagonism that propagate the society in general. The problem was delimited for the rooms of classes, where the central focus would be to show as the teachers they work with the problem. It is looked for, then, to bring to the tone the ideas in the different senses that the indiscipline could have, depending on each subject and of the context in that is inserted. For so much, he/she took place a vast bibliographical and documental rising in specialists that deal with the matter. Ending, therefore, that in search of a new discipline conception is done necessary to prioritize the participation and the students' autonomy, tends as presupposition the action proposed mediatory and established collectively.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectRespeitopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.titleMediação de conflitos no ambiente escolar: uma questão para a gestão-escolarpor
dc.title.alternativeMediation of conflicts in the school atmosphere: a subject for to administration-schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo apresenta e discute a questão da mediação de conflitos no ambiente escolar. Considerando que no contexto atual, em que a crise afeta tanto os setores sociais como os educacionais, passando pelos aspectos materiais e concretos aos mais ideais e abstratos, como os valores e as crenças, não devemo-nos surpreender também que a educação e os assuntos relacionados a ela sejam analisados, criticados e questionados de todas as perspectivas e em todas as situações. Assim, um dos assuntos que, atualmente, mais preocupam professores, pais e inclusive os próprios alunos é a questão disciplinar e acompanhando essa problemática, a mediação surge como forma de solucionar ou minimizar os conflitos sejam no âmbito familiar ou escolar. Desse modo, o presente trabalho, tem como objetivo geral elucidar os questionamentos acerca da mediação de conflitos no meio escolar. Os objetivos específicos consistem em identificar e analisar a prática disciplinar que se efetiva, concretamente, na relação do professor com seus alunos e, em que medida estabelecem ou não a relação entre a disciplina em sala de aula e os conflitos e antagonismo que grassam a sociedade em geral. Delimitou-se a problemática para as salas de aulas, onde o foco central seria mostrar como os professores lidam com o problema. Busca-se, então, trazer à tona as idéias nos diferentes sentidos que a indisciplina poderia ter, dependendo de cada sujeito e do contexto em que está inserido. Para tanto, se realizou um vasto levantamento bibliográfico e documental em estudiosos que tratam do assunto. Concluindo, portanto, que em busca de uma nova concepção de disciplina faz-se necessário priorizar a participação e a autonomia dos alunos, tendo como pressuposto a ação mediadora proposta e estabelecida coletivamente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [960]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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