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VISIBILIDADE MIDIÁTICA, DISCURSO E TERRITÓRIO: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO

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PIPPI, JOSELINE.pdf (3.507Mb)
Data
2012-07-09
Autor
Pippi, Joseline
Primeiro orientador
Froehlich, José Marcos
Primeiro membro da banca
Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca
Rocha, Marcelo da Silva
Terceiro membro da banca
Negrini, Michele
Quarto membro da banca
Ronsini, Veneza Veloso Mayora
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O momento histórico vivenciado mundialmente permite que as comunidades mostrem seus traços específicos, evidenciando-os como marcas culturais distintas em sua auto-afirmação e legitimando suas identidades muitas delas territorializadas. O palco almejado para a evidên-cia de tais peculiaridades é a mídia, capaz de garantir a existência de realidades. A presente tese tem como objetivo descortinar as relações entre visibilidade midiática, identidade territo-rial e desenvolvimento nas regiões da Quarta Colônia (RS-Brasil) e Aljarafe-Doñana (Sevilha, Espanha). O recorte espacial foi operacionalizado devido ao fato de, em ambas regiões, serem produzidos periódicos informativos que evidenciam a identidade territorial como característi-ca singular. Interessou desvendar como as identidades foram territorializadas e também visibi-lizadas midiaticamente. O ponto de partida do estudo foi a análise de três periódicos produzi-dos por associações voltadas para o desenvolvimento rural das regiões, respectivamente: Ca-derno Quarta Colônia, revista Adad e revista Tierra Sur. Num segundo momento foram anali-sados periódicos da mídia regional de cada um dos recortes espaciais: Diário de Santa Maria e Diario de Sevilla, com o intuito de verificar a inserção das associações no espaço noticioso tradicional. Para contemplar a complexidade da problemática, foi desenvolvida uma Matriz Analítica Composta (MAC), formada pela Análise Documental e Análise do Discurso dos corpora. O estudo evidenciou que a identidade territorial foi utilizada racionalmente como ferramenta de visibilidade dos territórios, como parte estratégica de uma ação cujo objetivo principal visava o desenvolvimento rural dos espaços; além, foi verificado que o discurso jor-nalístico foi agenciado como tática de legitimação e reconhecimento do discurso pró-desenvolvimento publicado nos periódicos das associações.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3805
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural [52]

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