Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorSchmidt, Angelise Cristiane Neuls
dc.date.accessioned2014-08-21T14:42:32Z
dc.date.available2014-08-21T14:42:32Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/385
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe math, since long time has been seen as a difficult matter by many students, due to the context of its content, the way how it is aborted, and the methodology that the teacher uses in the classroom, are factors that influence the understanding of this discipline, That is of paramount importance, because in addition to targeting, make the student think, reflect and solve problems, still contributes to the building of citizenship.The relationship between teacher and student is undoubtedly very important, it is human to make the link between liking, wanting understand something, with the mediator and the guiding is that the teacher, it is true that the better the relationship among the subjects, the better the learning. There is greater participation between teacher and student, there is also a complicity in relation to content, dialogue becomes favorable, The students and teachers can showcase their work with greater commitment,and democracy, something positive and essential to education actually happens, where students and teachers interact in pursuit of significant knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor x alunopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagem de matemáticapor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleA relação professor/aluno nas aulas de Matemática: e a importância de uma gestão democrática da sala de aulapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Matemática, desde muito tempo é vista como uma disciplina de difícil entendimento para alguns alunos, devido ao contexto de seu conteúdo, a maneira de como ela é abordada, e a metodologia que o professor utiliza em sala de aula. Desta maneira, o estudo aqui apresentado busca investigar como a relação professor X aluno presente nas aulas de Matemática influencia no ensino e na aprendizagem. Para isso foram realizados questionários com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio de Tio Hugo/RS. A partir das respostas apresentadas pelos alunos elencamos algumas categorias que sistematizaram as principais questões evidenciadas: 1- Relação do conteúdo com o cotidiano dos alunos; 2- Relação entre professor X aluno; 3- Tempo de estudo. A partir da análise dos resultados e da categorização feita podemos perceber a partir deste estudo, que há um grande desafio a ser pensado e trabalhado por nós gestores e enquanto professores de matemáticas estes se agravam ainda mais. Contudo, temos de buscar sempre novas alternativas, novas estratégias para mobilizar o interesse do aluno proporcionando assim um melhor processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples