dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Cardoso, Silvia Silveira | |
dc.date.accessioned | 2014-02-07 | |
dc.date.accessioned | 2014-02-07T12:17:23Z | |
dc.date.available | 2014-02-07T12:17:23Z | |
dc.date.issued | 2013-02-05 | |
dc.date.submitted | 2014-02-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/38 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | In general, the current situation in teaching-learning the English language (EL) is of great interest for education. Particularly in the context of Youth and Adult Education (EJA), teaching EL may contribute to the development of opportunities for career
advancement, leisure, interest in reading and writing, in addition to being a space for contributions to the construction of citizenship where the individual may say his/her word and collectively engage in the process of teaching-learning and the development of their identity. Thus, the learning of foreign languages becomes
necessary to develop and expand the possibilities of access to scientific and technological knowledge. To pursue citizenship, it is necessary to communicate, understand, know to seek information, interpret them and argue. Therefore, this research intends to contribute, reflectively, about the role of school anagement in promoting the teaching and learning of English in EJA. The methodology was characterized by a qualitative approach, with case study characteristics, and a semi-structured interview, which was conducted with two EL teachers / managers and two
teachers / managers of the school management team. Based on the answers of the subjects, it was possible to realized the lack of clarity and integration of the management team with teachers / administrators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Teaching-learning English for EJA: challenges and limits in management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de ascensão profissional, de opções de lazer, de interesse pela leitura e pela escrita; além de ser um espaço de contribuição para a construção da cidadania, em que os sujeitos possam dizer a sua palavra e engajarem-se coletivamente no processo de ensino-aprendizagem e na constituição de sua identidade. Nesse sentido, o conhecimento de línguas estrangeiras torna-se importante para desenvolver e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Para exercer a cidadania, é necessário comunicar-se, compreender, saber buscar informações, interpretá-las e argumentar. Dessa forma, a presente pesquisa tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, acerca do papel da gestão escolar na promoção do ensino-aprendizagem de língua inglesa na modalidade EJA. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, e entrevista semiestruturada, realizada com dois professores/gestores de LI e dois professores/gestores da equipe diretiva da escola. A partir das respostas dos sujeitos participantes da pesquisa, foi possível perceber a falta de clareza e integração da equipe diretiva com os professores/gestores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |