dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Santos, Elenita Leitão dos | |
dc.date.accessioned | 2014-08-25T15:47:18Z | |
dc.date.available | 2014-08-25T15:47:18Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/392 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The objective of this monograph is to analyze the progress of democracy of the
brazilian public school. In to this matter we can mention some cases of schools
from the Italian municipality Reggio, that pursue the philosophy that school is a big
family. Speak about this school is a big challenge for the educators, for school and
for society. In this way is necessary to reflect and find a way to do a school a place
of reflections about topics witch were studied for the student and to develop a
criticism thought to unchain a research to analyze and create new ideas. Changing
the way to reflect about school the pedagogical act, the spaces and school times.
Through this logic, the school administration gives its contribution to minimize the
failure in the education the developed of this work was based on researches and
theorists references contained in studies of Edwards (1999), Rocha (1999), and in
so many others researchers who has been studied and treated the theme in their
researches. In the present days is evident that is necessary to consider a work to
strengthen of democratic administration to improve the process of education
learning. So we can conclude that the citizens about the important decisions at
school space. So it can bring stimulus for the education, and taking the
improvement of the quality of the communities life and the institution that they are
inserted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Democrática | por |
dc.subject | Reggio Emilia | por |
dc.title | O processo de democratização das escolas brasileiras e o exemplo do município italiano Reggio Emilia | por |
dc.title.alternative | The process of democratization of brazilian schools and example of the municipality of Reggio Emilia Italian | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia teve como objetivo analisar o processo de democratização das escolas públicas brasileiras e dentro desse assunto citamos o caso de
algumas escolas ministradas pelo município italiano Reggio Emilia, na qual eta segue a filosofia de uma Grande Família. Atualmente, tratar esse assunto
representa um grande desafio para os educadores, para a escola e para a sociedade. Neste sentido, se faz necessário uma série de trabalhos que possam
melhorar o ambiente escolar e torna-lo um local onde ocorra reflexão acerca dos assuntos estudados e desenvolva o pensamento crítico, pois é um processo que desencadeia pesquisa, análise e criação de novas idéias. Muda a maneira de pensar a escola, o ato pedagógico, os espaços e tempos escolares. E é nessa
lógica que a Gestão Escolar pode vir a contribuir para minimizar o fracasso que paira sobre a Educação. Este trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisas e
referências teóricas contidas nos estudos de Edwards (1999), Peroni (2003), Saviani (1983), Freire (2007), Rocha (1999), entre tantos outros que estudam e
tratam do tema em suas pesquisas. Nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que se faz necessário considerar um trabalho de fortalecimento da Gestão
Democrática para melhorar o processo de aprendizagem na Educação. Assim, concluímos que a participação cidadão nas tomadas de decisões importantes no
espaço escolar poderá incentivar o compromisso dos envolvidos melhorando a qualidade de vida da comunidade e consequentemente da instituição nela
inserida. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |