Gestão democrática: repensando a autonomia da escola frente às novas possibilidades legais
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Data
2010-12-17Autor
Silva, Morgana Paula Vale Rodrigues da
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O presente trabalho monográfico aborda questões centrais de educação: democracia, autonomia, acesso, permanência e qualidade. Consideramos pontos chaves para a construção de uma escola voltada para os interesses sociais de nossa nação, cujo desenvolvimento será medido pela qualidade do serviço que prestamos em nossas escolas. Durante a elaboração de nossas reflexões partimos da premissa de que a democracia é o alicerce de toda prática social e da pedagógica por excelência. Onde reina a intolerância, o autoritarismo, não existem condições concretas de crescimento. Ressaltamos a importância da participação efetiva de todos os que fazem parte dos segmentos da escola no processo de ensino aprendizagem, votando, sendo votado, fiscalizando, sendo consciente de seus direitos e deveres. Outro objeto de nossa reflexão é a questão do acesso e da permanência do aluno na escola, que deve criar amplas condições para facilitar o ingresso da criança, bem como a sua permanência, trabalhando em prol de um sujeito autônomo e criativo, dando-lhe instrumentos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Na parte final de nossa monografia, analisaremos as possibilidades de ampliação da autonomia escolar nos limites da legislação em vigor. Baseamos nossas argumentações na Constituição Federal de 88, na LDB e a Lei que estabelece uma remuneração mínima para o magistério nacional, objetivando resgatar uma das maiores injustiças sociais de nosso país: a falta de reconhecimento e da devida valorização do professor. Educação de qualidade não existe sem o reconhecimento do papel que o professor exerce, sem uma qualificação adequada, uma formação continuada e salários que lhe permitam desenvolver-se como profissional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]