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dc.creatorOliveira, Flávia Medianeira de
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2009-03-16
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávia Medianeira de. THE ANALYSIS OF PEDAGOGICAL ACTIVITIES IN ENGLISH EDUCATIONAL PORTALS WITH TEACHERS AS TARGET PUBLIC: IMPLICATIONS TO ENGLISH TEACHING AND LEARNING IN THE DIGITAL CONTEXT.. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3957
dc.description.abstractThe enhancement of information and communication technologies has produced the development of new discursive genres (MARCUSCHI, 2002; HUCKIN, 2007), called digital genres, such as: e-mail, MSN, chats, forums, blogs, video conference, fotoblogs, videoblogs and orkut. Educational portals are one of these genres, which aim at displaying subjects and pedagogical activities in several fields (Mathematics, Chemistry, Physics, Arts, English, for example). Based on the studies of Genre Analysis and English Teaching and Learning, we analyzed English-educational portals aiming at: 1) investigating the genre function, 2) identifying the web owners and users role and 3) examining the rhetorical organization of subjects and pedagogical activities. Furthermore, in this research, we investigated the reading pedagogical activities displayed in the portals, with the objective of identifying the underlying teaching and learning principles and the teachers and learners role. In this context of investigation, we selected 15 free-access educational portals which have a focus on reading pedagogical activities and English teachers as target public. The results revealed that the portals present five rhetorical moves and eight optional moves in order to display subjects, pedagogical activities and methodological suggestions related to the English Teaching and Learning. The portals also work as interactive spaces to teachers exchange information and experiences with the others about the pedagogical practice. This investigation points out that portals reproduce and disseminate instructional materials produced in printed medium, with reading pedagogical activities based on behaviorist and communicational perspectives. In this sense, we concluded that the English-educational portals do not constitute a discursive space which can contribute to the development of critical pedagogy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneros digitaispor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectPortais educacionaispor
dc.subjectPropostas pedagógicaspor
dc.subjectDigital genreseng
dc.subjectEnglish teachingeng
dc.subjectEducational portalseng
dc.subjectPedagogical viewseng
dc.titleA análise de propostas pedagógicas em portais educacionais para docentes de Língua Inglesa: implicações para o ensino e a aprendizagem de línguas no contexto digitalpor
dc.title.alternativeThe analysis of pedagogical activities in english educational portals with teachers as target public: implications to english teaching and learning in the digital context.eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA intensificação das tecnologias de informação e comunicação tem propiciado o surgimento de novos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002; HUCKIN, 2007), os chamados gêneros digitais, tais como: e-mail, MSN, chat, fórum de discussão, blog, videoconferência, fotoblog, videoblog e orkut. Entre esses gêneros, surgem os portais educacionais, os quais têm como objetivo principal disponibilizar conteúdos e atividades pedagógicas em várias áreas do conhecimento (Matemática, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, por exemplo). Neste estudo, com base nas pesquisas sobre Gêneros Textuais e Ensino e Aprendizagem de Línguas, analisamos portais educacionais de língua inglesa, visando: 1) investigar a função desse gênero, 2) analisar o papel desempenhado pelos participantes e 3) examinar de que modo os conteúdos e as atividades pedagógicas estavam organizados retoricamente. Além disso, investigamos as atividades pedagógicas com foco em leitura, disponibilizadas nos portais, buscando identificar: 1) as perspectivas teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem de línguas que norteiam os web owners na produção dessas atividades e 2) o papel do professor e do aluno. Para tanto, foram selecionados quinze portais educacionais que disponibilizassem atividades de leitura para professores em serviço, com acesso gratuito. A análise evidenciou que os portais educacionais são constituídos por cinco movimentos retóricos obrigatórios e oito movimentos opcionais nos quais são disponibilizados conteúdos, atividades pedagógicas e sugestões metodológicas de ensino e aprendizagem de línguas. Os portais funcionam como espaços interativos para que os docentes-usuários possam trocar informações e experiências com seus pares sobre a prática docente. A investigação apontou que os portais são meros reprodutores e distribuidores de materiais instrucionais produzidos para o meio impresso, com atividades pedagógicas fundamentadas nas perspectivas behaviorista e omunicacional. Nesse caso, essas atividades não promovem tarefas significativas que desafiem e estimulem a aprendizagem colaborativa. Concluímos que os portais educacionais analisados não se constituem em um espaço discursivo que possa contribuir efetivamente para a formação de uma pedagogia de reflexão crítica.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793139Y7por
dc.contributor.referee1Cristovão, Vera Lúcia Lopes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771066Z9por
dc.contributor.referee2Bohn, Hilario Inacio
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6por
dc.contributor.referee3Leffa, Vilson Jose
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5por
dc.contributor.referee4Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723058U1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3372942802055329por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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