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dc.creatorCosta, Vitor Hugo Chaves
dc.date.accessioned2010-06-07
dc.date.available2010-06-07
dc.date.issued2010-03-05
dc.identifier.citationCOSTA, Vitor Hugo Chaves. CONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE HOMENS EM ANÚNCIOS PESSOAIS ELETRÔNICOS. 2010. 252 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3963
dc.description.abstractThis research investigates how homoerotic males represent themselves in personal ads from internet. Thus, the theoretical background was Appraisal Theory, Martin & White (2005), discoursive studies from Bakhtin s Circle, Cultural Gender Studies and Social Representation Theory, Moscovici (1981). Appraisal Theory explains the evaluative aspect of language, three semantic fields (affect, appreciation and judgement). According to Bakhtin s Circle Studies, language is a social phenomena. Cultural Gender Studies there is Male Domination and Heterosexism in our social cultural context. Social representations are entities of mental, social, cultural and historical order, constructed collectively, making possible to social groups to perceive, to understand and to act on the world (MOSCOVICI, 2003). It was analyzed 308 personal ads from the following sites: Almas Gêmeas (10), Super Encontros (25), Manhunt (122), GLS Planet (81) e Viva Street (70). The analysis was based on three dimensional model to discourse from Fairclough (2001), which comprises of social practice, discursive practice and text. In text analysis, it was explored the semantic fields of Appraisal Theory (affect, judgement and appreciation), which was used to define how the advertisers represented themselves. The main categories had been: affect (romantic, promiscuous, antieffeminate, interracials, intraracials, friends, cautious and adventurers), appreciation (bears, shaved, novices, experts, olds, fits, unfits, whites and afros) and judgment (effeminates, discretes, actives, passives, versatiles and serious).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMasculinidadespor
dc.subjectRepresentação social e teoria da avaliatividadepor
dc.subjectMasculinitieseng
dc.subjectSocial representation an appraisal theoryeng
dc.titleConstruções de representações sociais entre homens em anúncios pessoais eletrônicospor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese aborda como sujeitos masculinos homoeróticos se representam em anúncios pessoais eletrônicos. Para tanto, o suporte teórico utilizado foi a Teoria da Avaliatividade, de Martin & White (2006), os estudos enunciativos do Círculo de Bakhtin, os Estudos Culturais de Gênero e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici (1981). A Teoria da Avaliatividade, de Martin & White (2005) explica o aspecto valorativo da linguagem, partindo de três campos semânticos: afeto, apreciação e julgamento. De acordo com o Círculo de Bakhtin, a verdadeira substância da língua é o fenômeno social da interação verbal que ocorre através das enunciações. Os Estudos Culturais de Gênero afirmam que, em nosso contexto cultural, existe a dominação masculina e o heterossexismo. As representações sociais são entidades de ordem mental, social, cultural e histórica, construídas coletivamente, possibilitando aos grupos sociais perceberem, compreenderem e atuarem sobre o mundo (MOSCOVICI, 2003). Foram analisados 305 anúncios dos seguintes sites: Almas Gêmeas (10), Super Encontros (25), Manhunt (122), GLS Planet (78) e Viva Street (70). Os procedimentos de análise foram baseados no modelo tridimensional de Fairclough (2001) composto por: prática social, prática discursiva e texto. Dentro da análise da dimensão do texto, exploramos as categorias da avaliatividade (afeto, julgamento e apreciação), as quais serviram como parâmentros para identificar os modos de representações dos anunciantes. As principais categorias encontradas foram: afeto (românticos, promiscuos, antiafeminados, interraciais, intrarraciais, amigos, cautelosos e aventureiros), apreciação (ursos, lisinhos, novatos, experientes, coroas, sarados, não sarados, arianos e afros) e julgamento( afeminados, discretos, ativos, passivos, versáteis e sérios).por
dc.contributor.advisor1Pires, Vera Lucia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4103630D3por
dc.contributor.referee1Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782169T6por
dc.contributor.referee2Pinheiro, Najara Ferrari
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773766P8por
dc.contributor.referee3Barros, Nina Célia Almeida de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794805E8por
dc.contributor.referee4Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735272P3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778426D5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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