Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador
Resumo
Pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador têm discutido a necessidade do estabelecimento da agenda de pesquisa nessa área.
Devido a isso, algumas pesquisas têm centralizado na análise de relatos de pesquisas para identificar os objetivos dos estudos, as metodologias e os temas de interesse nessa área de investigação com vistas a identificar o estado da arte.
Usando a metodologia de pesquisa de síntese, este trabalho descreve a prática de pesquisa em Computer Assisted Language Learning (CALL) e os discursos que emergem dessa área de investigação com relação ao que os pesquisadores dessa área concebem por linguagem e pelos processos de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para tanto, coletei 123 relatos de pesquisa em periódicos internacionais específicos da área e 14 relatos em periódicos brasileiros sobre a temática de ensino de inglês mediado por computador, os quais foram publicados entre os anos de 2005 a 2009. Na análise textual, analisei o conteúdo dos artigos acadêmicos selecionados, a metodologia e os resultados. Em seguida, elaborei entrevistas via correio eletrônico com os autores dos artigos, para confirmar ou refutar dados obtidos na análise textual. A análise textual e contextual está
ancorada teoricamente pela Análise de Gêneros e pela Análise Crítica do Discurso, as quais ajudaram a descrever os procedimentos teórico-metodológicos adotados nessa área de investigação. Os resultados sugerem uma área orientada pela
investigação de quatro eixos temáticos, os quais são: a linguagem, os participantes, as tecnologias e a pedagogia online. Os discursos de investigação em CALL sugerem a existência de uma área com interesse na análise de práticas tais como ensinar, ler e escrever, falar e se comunicar virtualmente, que são realizadas na Internet. Porém, o discurso predominante sobre linguagem nas pesquisas é como
um fenômeno cognitivo e social. A descrição da Agenda de Pesquisa sugerida nesta tese descreve os temas principais investigados na área de CALL, as práticas sociais
e discursivas realizáveis no ciberespaço e exemplos de pesquisas orientadas por diferentes concepções de linguagem.