Mostrar registro simples

dc.creatorReis, Susana Cristina dos
dc.date.accessioned2010-07-19
dc.date.available2010-07-19
dc.date.issued2010-03-12
dc.identifier.citationREIS, Susana Cristina dos. FROM DISCOURSE TO PRACTICE: TEXTUALIZATION OF THE COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING RESEARCH. 2010. 242 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3964
dc.description.abstractResearch in the field of computer assisted language learning and teaching has discussed the necessity of defining a research agenda in area. Because of this, some of these studies have focused on the analysis of research reports to identify the objectives of studies, the methodologies and the themes in order to identify the state of the art. By using a methodology of a research synthesis, this work describes the research practice of the Computer Assisted Language Learning and the discourses which come out this investigation field in relation to what researchers from this area conceive about language and about English as a foreign language teaching and learning. To do that, I collected 123 research articles from specific international journals in the field of Computer Assisted Language Learning and 14 reports from Brazilian journals in the same field which were published from 2005 to 2009. By analyzing the research articles, I have also analyzed the content of the selected articles, the methodology and the results. Then, after the textual analysis, I elaborated an interview through e-mail with the authors of the articles to confirm or deny the data obtained in the textual analysis. The textual and contextual analysis is theoretically based on Genre Analysis and on Critical Discourse Analysis, which helped to describe the theoretical-methodological procedures adopted in this investigation field. The results suggest a field oriented by the investigation of four main themes which are: language, participants, technologies and online pedagogy. The investigation discourses in CALL suggest the existence of an area interested in the analysis of practices such as teach, read and write, virtually speak and communicate, which are done through the Internet. However, the predominant discourse about language in the research has been conceived as a cognitive and social phenomenon. The description of the Research Agenda suggested in this dissertation describes the main themes investigated in CALL, the social and discursive practices which are realizable in the cyberspace and examples of researches oriented by different language concepts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática de pesquisapor
dc.subjectAgenda de pesquisapor
dc.subjectRelatos de pesquisapor
dc.subjectCALLpor
dc.subjectDiscursos sobre CALLpor
dc.subjectInglês como língua estrangeirapor
dc.subjectComputer Assisted Language Learning (CALL)eng
dc.subjectResearch agendaeng
dc.subjectResearch articleseng
dc.subjectDiscourses about CALLeng
dc.subjectEnglish as a foreign languageeng
dc.titleDo discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computadorpor
dc.title.alternativeFrom discourse to practice: textualization of the computer assisted language learning researcheng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoPesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador têm discutido a necessidade do estabelecimento da agenda de pesquisa nessa área. Devido a isso, algumas pesquisas têm centralizado na análise de relatos de pesquisas para identificar os objetivos dos estudos, as metodologias e os temas de interesse nessa área de investigação com vistas a identificar o estado da arte. Usando a metodologia de pesquisa de síntese, este trabalho descreve a prática de pesquisa em Computer Assisted Language Learning (CALL) e os discursos que emergem dessa área de investigação com relação ao que os pesquisadores dessa área concebem por linguagem e pelos processos de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para tanto, coletei 123 relatos de pesquisa em periódicos internacionais específicos da área e 14 relatos em periódicos brasileiros sobre a temática de ensino de inglês mediado por computador, os quais foram publicados entre os anos de 2005 a 2009. Na análise textual, analisei o conteúdo dos artigos acadêmicos selecionados, a metodologia e os resultados. Em seguida, elaborei entrevistas via correio eletrônico com os autores dos artigos, para confirmar ou refutar dados obtidos na análise textual. A análise textual e contextual está ancorada teoricamente pela Análise de Gêneros e pela Análise Crítica do Discurso, as quais ajudaram a descrever os procedimentos teórico-metodológicos adotados nessa área de investigação. Os resultados sugerem uma área orientada pela investigação de quatro eixos temáticos, os quais são: a linguagem, os participantes, as tecnologias e a pedagogia online. Os discursos de investigação em CALL sugerem a existência de uma área com interesse na análise de práticas tais como ensinar, ler e escrever, falar e se comunicar virtualmente, que são realizadas na Internet. Porém, o discurso predominante sobre linguagem nas pesquisas é como um fenômeno cognitivo e social. A descrição da Agenda de Pesquisa sugerida nesta tese descreve os temas principais investigados na área de CALL, as práticas sociais e discursivas realizáveis no ciberespaço e exemplos de pesquisas orientadas por diferentes concepções de linguagem.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793139Y7por
dc.contributor.referee1Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780469P1por
dc.contributor.referee2Heberle, Viviane Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787869T1por
dc.contributor.referee3Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723058U1por
dc.contributor.referee4Fuzer, Cristiane
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771958E0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708267A7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples