Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores
Abstract
O presente trabalho de Monografia focaliza o tema inclusão de alunos com
necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do
ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se
refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo
de atuação e estudo. A proposta inclusiva é completamente inovadora e nada tem a
ver com o passado; ela inaugura uma nova etapa na educação mundial: a educação
para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma
de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua
concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas
produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o
desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma
nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases,
que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa
perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um
“propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os
alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias
interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova
aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e
qualquer indivíduo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]