dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Piccoli, Roberta | |
dc.date.accessioned | 2014-08-26T12:41:16Z | |
dc.date.available | 2014-08-26T12:41:16Z | |
dc.date.issued | 2010-09 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/397 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010 | por |
dc.description.abstract | This paper focuses on the themes of Monograph inclusion of students with special
needs in the teaching-learning in mainstream schools. Sets the goal of reflecting on
inclusive education, with regard to the manager's role, challenges and prospects
highlighted in this field of work and study. The inclusive proposal is completely new
and has nothing to do with the past, she inaugurates a new phase in global
education: education for all, before the construction of an inclusive society. It is thus a
new paradigm on the rise and it should evolve toward their full implementation, due
to be a design that unfolds into productive practices, gregarious, ethical, supportive
and respectful and cooperative with the school development . Therefore, the special
education service acquires a new characterization that goes beyond that indicated in
the Law of Directives and Bases, that qualifies as a form of education. Working at the
school in an inclusive perspective is not a mission impossible for the manager, but a
challenge. A "purpose" of "love," "think and do" a school that inspires the exchange
between students, confrontations unequal ways of thinking, look for interactive
methodologies, which makes the recognition of diversity, a new strategy for learning,
to devise the student in full and respects the dignity of every individual. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Necessidades especiais | por |
dc.title | Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores | por |
dc.title.alternative | Inclusive education student with special needs: challenges and prospects for managers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de Monografia focaliza o tema inclusão de alunos com
necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do
ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se
refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo
de atuação e estudo. A proposta inclusiva é completamente inovadora e nada tem a
ver com o passado; ela inaugura uma nova etapa na educação mundial: a educação
para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma
de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua
concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas
produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o
desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma
nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases,
que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa
perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um
“propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os
alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias
interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova
aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e
qualquer indivíduo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |