A didatização do discurso da ciência na mídia eletrônica
Resumo
Esta tese está vinculada ao programa de pesquisa desenvolvido no LABLER
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação da UFSM, e ao grupo de
pesquisa Linguagem como prática social ao integrar o desenvolvimento do Projeto
CNPq (nº 301962/2007-3) Análise crítica de gêneros com foco em artigos de
popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2007). Como um recorte desse projeto,
esta tese tem como objetivo examinar as práticas discursivas envolvidas na
midiatização do conhecimento científico sob o viés linguístico-discursivo, com
atenção ao modo como o conteúdo de um artigo científico é ressignificado em uma
notícia de popularização da ciência (doravante PC), de modo especial pelo emprego
de estratégias linguísticas de reformulação. O trabalho está fundamentado na
Análise Crítica de Gênero complementada por subsídios da Sociorretórica e da
Análise Crítica do Discurso e busca na abordagem do modelo de discurso
pedagógico de Bernstein (1996), subsídios para a compreensão do processo de PC,
conforme as formulações de Motta-Roth (2009a, b, c, d; 2010a, b) e Motta-Roth;
Marcuzzo (2010). O corpus da pesquisa é composto por 60 notícias de PC,
publicadas na mídia eletrônica, nos sites da BBC News International, Scientific
American, Nature e ABC Science no período de 2004 a 2008. A análise contextual,
de base interpretativa, foi feita a partir das informações disponíveis nos sites das
revistas on-line e de seus proprietários, indicados via hiperlinks. Na análise textual,
de base interpretativa, os casos de reformulação foram levantados a partir da
adequação da abordagem da representação das funções discursivas de
reformulação, proposta por HYLAND (2007). A distribuição e a função das
estratégias de reformulação nas notícias de PC teve como base a representação
esquemática do gênero notícia de PC elaborada por Motta-Roth e Lovato (2009, p.
246). Os resultados apontam o emprego da reformulação como aspecto essencial à
recontextualização do conhecimento cientifico ao permitir a efetivação do movimento
de midiatização do conhecimento. Essa efetivação é garantida pelas estratégias de
expansão e delimitação do sentido que permitem que o escritor oriente o leitor no
processo de leitura da notícia de PC, caracterizando-a como uma atividade de
colaboração mútua.