dc.creator | Marcuzzo, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2012-02-27 | |
dc.date.available | 2012-02-27 | |
dc.date.issued | 2011-04-11 | |
dc.identifier.citation | MARCUZZO, Patrícia. Science under debate?: an analysis of voices in science popularization news. 2011. 179 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3973 | |
dc.description.abstract | There are several genres that disseminate scientific knowledge to society in the
media sphere, such as television documentaries, printed news and reportages
(MOTTA-ROTH, 2007, p. 3). This work focuses on the science popularization news
genre, which presents scientific discoveries and quotes written published sources
and interviews mainly with scientists. Therefore, science popularizartion texts are
often framed as a debate between the source/voices, in which positive and negative
evaluations of the popularized study are alternated (PARKINSON; ADENDORFF,
2005, p. 293). The objective of this work is to investigate to what extent the voices
presented on science popularization news promote a debate on scientific
discoveries. The corpus is formed by 60 science popularization news published in
English, which were analyzed in the light of Critical Genre Analysis (MOTTA-ROTH,
2005; 2008c), including textual and contextual analysis. The results indicate that
there is a multiplicity of voices that can be grouped into five enunciative standpoints:
scientist/researcher, fellow researcher/technician/institution, government, public and
the journalist himself/herself. However, the analysis indicates that two of these
enunciative standpoints are more frequent and more prominent than the others: the
scientist/researcher and the fellow researcher/technician/institution. The statements
are inserted with the purpose of adding relevant content somehow related to the
study reported in the news and rarely promote debate. The analysis points out that
the journalists have a traditional perspective on science popularization
(HILGARTNER, 1990, p. 519). Thus, it seems that we are still experiencing the
second phase of science popularization, which began in the 20th century and is called
Public Understanding of Science , in which the public is by no means truly
participants, and the communicating process is mainly unidirectional, from science to
society (JIANMIN, 2005). | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Debate | por |
dc.subject | Posições enunciativas | por |
dc.subject | Gênero notícia de popularização da ciência | por |
dc.subject | Debate | eng |
dc.subject | Enunciative standpoints | eng |
dc.subject | Science popularization news genre | eng |
dc.title | Ciência em debate? Uma análise das vozes no gênero notícia de popularização científica | por |
dc.title.alternative | Science under debate?: an analysis of voices in science popularization news | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | No âmbito da mídia, há vários gêneros que disseminam o conhecimento científico
para a sociedade, tais como os documentários televisivos, as notícias ou as
reportagens impressas (MOTTA-ROTH, 2007, p. 3). Este trabalho enfoca o gênero
notícia de popularização da ciência (PC), que apresenta descobertas científicas e
cita fontes escritas e entrevistas realizadas principalmente com cientistas. Em função
disso, textos de PC geralmente são organizados na forma de um debate entre as
fontes/vozes mencionadas, sendo alternadas avaliações positivas e negativas do
estudo popularizado (PARKINSON; ADENDORFF, 2005, p. 293). O objetivo deste
trabalho é investigar em que medida as vozes apresentadas nas notícias de PC
instauram um debate sobre descobertas científicas. O corpus é formado por 60
notícias de PC publicadas em inglês, as quais foram analisadas à luz da Análise
Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2005; 2008c), incluindo a análise do texto e do
contexto. Os resultados indicam que há uma multiplicidade de vozes agrupadas em
cinco posições enunciativas: pesquisador responsável pelo estudo, pesquisador
colega/técnico/instituição, governo, público e jornalista. No entanto, a análise indica
que duas dessas posições enunciativas são mais frequentes e proeminentes que
outras: o pesquisador responsável pelo estudo e o pesquisador
colega/técnico/instituição. As declarações são inseridas com o objetivo de fornecer
informação relevante relacionada ao estudo reportado na notícia e raramente
promovem um debate. A análise aponta que os jornalistas têm uma perspectiva
tradicional acerca da PC (HILGARTNER, 1990, p. 519). Desse modo, parece que
ainda estamos vivenciando a segunda fase da PC, que iniciou no século XX e é
chamada de Conhecimento Público da Ciência , em que o público não participa do
processo de PC, e o processo de comunicação é principalmente unidirecional, da
ciência para a sociedade (JIANMIN, 2005). | por |
dc.contributor.advisor1 | Roth, Désirée Motta | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1041903940850268 | por |
dc.contributor.referee1 | Miller, Carolyn Rae | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0637627196439322 | por |
dc.contributor.referee2 | Giering, Maria Eduarda | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9369529788005920 | por |
dc.contributor.referee3 | Hendges, Graciela Rabuske | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9058747002590961 | por |
dc.contributor.referee4 | Fuzer, Cristiane | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5169963931397212 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0111290356352068 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |