Efeitos de sentido na disciplinarização de uma teoria
Resumo
O presente trabalho objetiva a compreensão dos efeitos de sentido produzidos durante o processo de disciplinarização de uma teoria. A questão da disciplinarização é enfocada pelo deslocamento que ocorre de uma Teoria do Discurso, pensada por M. Pêcheux nos anos 1960, na França, à disciplina Análise de Discurso no Brasil, a qual é institucionalizada, nos anos 1980, nos Cursos de Letras do país. O recorte analítico que apresentamos refere-se especificamente à configuração da Análise de Discurso enquanto disciplina no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Fazemos isso por meio da análise de programas, ementas, bibliografias e diários de classe das duas instituições que primeiro ofertaram curso de doutorado em Letras em nosso Estado, a PUCRS e a UFRGS. Para tanto, acercamo-nos do aparato teórico-metodológico da História das Ideias Linguísticas (HIL), o qual nos possibilita circunscrever um trajeto por entre os arquivos documentais que materializam o percurso da disciplinarização dos estudos do discurso no RS e da Análise de Discurso de filiação Francesa.