As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
Resumo
Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de
William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual
texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em
diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações
que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação
tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as
ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e
imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de
produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma
discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua
arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos
primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e
as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e
Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma
dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o
discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na
união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na
primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na
segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.