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dc.creatorTavares, Enéias Farias
dc.date.accessioned2012-12-03
dc.date.available2012-12-03
dc.date.issued2012-02-15
dc.identifier.citationTAVARES, Enéias Farias. The Doors of Perception: Text and Image in William Blake s Illuminated Books. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976
dc.description.abstractEsta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Comparadapor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectWilliam Blakepor
dc.subjectLivros Iluminadospor
dc.subjectComparative Literatureeng
dc.subjectVisual Artseng
dc.subjectWilliam Blakeeng
dc.subjectIlluminated Bookseng
dc.titleAs Portas da Percepção: Texto e Imagem nos Livros Iluminados de William Blakepor
dc.title.alternativeThe Doors of Perception: Text and Image in William Blake s Illuminated Bookseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Lawrence Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor
dc.contributor.referee1Santos, Alcides Cardoso dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331980025109350por
dc.contributor.referee2Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0339273884243637por
dc.contributor.referee3Santos, Nara Cristina
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723509P8por
dc.contributor.referee4Ramicelli, Maria Eulália
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791772E4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757364Z2por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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