dc.creator | Tavares, Enéias Farias | |
dc.date.accessioned | 2012-12-03 | |
dc.date.available | 2012-12-03 | |
dc.date.issued | 2012-02-15 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Enéias Farias. The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976 | |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de
William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual
texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em
diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações
que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação
tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as
ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e
imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de
produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma
discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua
arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos
primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e
as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e
Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma
dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o
discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na
união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na
primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na
segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura comparada | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Livros iluminados | por |
dc.subject | Comparative literature | eng |
dc.subject | Visual arts | eng |
dc.subject | William Blake | eng |
dc.subject | Illuminated Books | eng |
dc.title | As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake | por |
dc.title.alternative | The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de
William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual
texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em
diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações
que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação
tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as
ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e
imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de
produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma
discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua
arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos
primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e
as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e
Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma
dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o
discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na
união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na
primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na
segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Lawrence Flores | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2329033954605102 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Alcides Cardoso dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1331980025109350 | por |
dc.contributor.referee2 | Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0339273884243637 | por |
dc.contributor.referee3 | Santos, Nara Cristina | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0024977948247395 | por |
dc.contributor.referee4 | Ramicelli, Maria Eulália | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6281610122950296 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1655076745935830 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |