Um estudo de caso: inclusão, professores e suas práticas pedagógicas na educação de surdos nas escolas públicas de Feira de Santana BA
Resumo
Objetivando entender a real situação dos problemas que envolvem o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelo professor em relação ao ensino
aprendizagem dos alunos e em especial aos alunos surdos o trabalho de pesquisa desenvolvido pretende apresentar um relato sobre a inclusão e dos professores e
suas práticas pedagógicas na educação surda nas escolas públicas de Feira de Santana. Para isso, este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa qualitativa
sobre a prática pedagógica realizada com os educadores, do ensino fundamental e médio que não serão identificados formalmente apenas pelas suas iniciais, da rede pública municipal e estadual em número de quatro escolas envolvidas. Dividido em temas, por se tratar de uma das várias situações complexas da educação brasileira, trabalhando a história, a tecnologia, a percepção dos professores e sua política para a educação surda esta sequencia visa assim para um melhor acompanhamento da tese pretendida. O questionamento constante da complicada construção do processo ensino aprendizagem dos surdos levanta a percepção da aversão à diversidade por ouvintes e não ouvintes. Na descontinuidade entre o ensino daLíngua de Sinais (LS) e a escrita alfabética, no processo de regência de classes pelo professor mostra assim as dificuldades encontradas e também a necessidade de um debate constante.