dc.contributor.advisor | Giordani, Liliane | |
dc.creator | Souza, Kely Cristina Freitas de | |
dc.date.accessioned | 2014-08-26T13:00:27Z | |
dc.date.available | 2014-08-26T13:00:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/398 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Um estudo de caso: inclusão, professores e suas práticas pedagógicas na educação de surdos nas escolas públicas de Feira de Santana BA | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos- EaD | por |
dc.description.resumo | Objetivando entender a real situação dos problemas que envolvem o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelo professor em relação ao ensino
aprendizagem dos alunos e em especial aos alunos surdos o trabalho de pesquisa desenvolvido pretende apresentar um relato sobre a inclusão e dos professores e
suas práticas pedagógicas na educação surda nas escolas públicas de Feira de Santana. Para isso, este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa qualitativa
sobre a prática pedagógica realizada com os educadores, do ensino fundamental e médio que não serão identificados formalmente apenas pelas suas iniciais, da rede pública municipal e estadual em número de quatro escolas envolvidas. Dividido em temas, por se tratar de uma das várias situações complexas da educação brasileira, trabalhando a história, a tecnologia, a percepção dos professores e sua política para a educação surda esta sequencia visa assim para um melhor acompanhamento da tese pretendida. O questionamento constante da complicada construção do processo ensino aprendizagem dos surdos levanta a percepção da aversão à diversidade por ouvintes e não ouvintes. Na descontinuidade entre o ensino daLíngua de Sinais (LS) e a escrita alfabética, no processo de regência de classes pelo professor mostra assim as dificuldades encontradas e também a necessidade de um debate constante. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |