As representações sobre professor em material distribuído pelas instâncias governamentais: uma possível leitura
Abstract
Nesta pesquisa são investigadas as representações sobre o professor e sobre o seu trabalho construídas em texto produzido e distribuído aos professores pelo Governo Federal. Para tanto, foram levantadas as características do agir do professor, construídas nesses textos, identificando-se as formas lingüístico-discursivas que permitiram detectar essas representações. De modo geral, os procedimentos utilizados na pesquisa provêm, sobretudo, do quadro teórico-metodológico do interacionismo sóciodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Jean-Paul Bronckart, e na Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, além de conceitos de outros autores compatíveis com esse quadro teórico para a interpretação dos textos. Dentre esses procedimentos, tomamos como referência para a análise dos dados, o contexto sócio-interacional de produção; o nível organizacional, mais especificamente o plano global e os tipos de discursos; o nível enunciativo, centrando nas vozes e modalizações; e, finalmente, o nível semântico.