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dc.creatorVeçossi, Cristiano Egger
dc.date.accessioned2016-07-04
dc.date.available2016-07-04
dc.date.issued2015-12-10
dc.identifier.citationVEÇOSSI, Cristiano Egger. TRABALHO E SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. 2015. 249 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4011
dc.description.abstractThis study aims to understand the process of becoming a teacher in a distance learning Portuguese Language and Literature undergraduate course from the voice of a training teacher in this modality of education. In order to achieve this goal, placing us on the supervised training period, we tried to relate the roles occupied by the study participant, the knowledge considered by her as necessary to act as a teacher, and the instances in which the participant searches/finds grants to develop her work as a teacher. The theoretical approach is based onsocio-discursive interactionism (ISD), as understood by Bronckart (1999; 2006; 2008) combined with work sciences Ferreira (2000); Amigues (2004); Clot (2007; 2010); Souza-e-Silva (2002; 2004) and the important contribution of Tardif (2012) in regard to teaching knowledge. Data were obtained through two instruments: interview and instruction to the double, both procedures performed with a training teacher ofa distance learningLanguage course in direct interaction with the researcher. For data analysis, beyond the levels that comprise the ISD method, we used categories derived from Bulea (2010),Bulea-Bronckart et al. (2013) and Ilari (2010). As a result, we observed that the participant holds several roles: trainee teacher in elementary and high school; Language course student; former primary schoolstudent; former Pedagogy student; former member of the Regional Coordination of Education and school supervisor. In the role of a trainee, her work mobilizes diverse knowledge, especially the disciplinaryknowledge conceptual and procedural issues of Portuguese and the professionalknowledge philosophical and sociological educational foundations and aspects related to the interactionalteaching-learning conception. Furthermore, because it is a training situation, the pre-class action involves a curricular knowledge in the organization of educational planning. As for instances that are the basis for the teaching activities of the participant, there is the weight of her experiential knowledge built in the relationship with agents of primary school especially teachers who have marked the school life and the training supervisors and some disciplines of theLanguages course as well as of a course on genre held by the teacher. Given these aspects, the influence of supervised training seems to not have great strength. These results highlight the need for trainingdistance learning courses start to add students‟ teaching knowledgemore consistently, who, in most cases, had already worked in primary schools when they enteredcollege.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho do professorpor
dc.subjectProfessor em formaçãopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectTrainingteachereng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectTrainingeng
dc.titleTrabalho e saberes docentes do professor de língua portuguesa em formação na modalidade a distância: uma análise a partir do interacionismo sociodiscursivopor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente estudo tem como principal objetivo compreender, a partir da voz de uma professora em formação, como se dá a construção do profissional professor na modalidade a distância de um Curso de Licenciatura em Letras Português. Para atingir tal objetivo, situando-nos no período de estágio supervisionado, procuramos relacionar os papéis ocupados pela participante do estudo, os saberes considerados por ela como necessários para que atue como professora e as instâncias nas quais a participante busca/encontra subsídios para desenvolver o seu trabalho como docente. O referencial teórico parte do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tal como compreendido por Bronckart (1999; 2006; 2008); aliado às ciências do trabalho Ferreira (2000); Amigues (2004); Clot (2007; 2010); Souza-e-Silva (2002; 2004) e à importante contribuição de Tardif (2012), no que se refere aos saberes docentes. Sendo de natureza qualitativa, os dados foram obtidos por meio de dois instrumentos: uma entrevista e uma instrução ao sósia (IAS), ambos os procedimentos realizados com um professora em formação na modalidade a distância de um Curso de Letras, em situação de interação direta com o pesquisador. Para a análise dos dados, além dos níveis que compreendem a metodologia do ISD, utilizamos categorias oriundas dos trabalhos de Bulea (2010); Bulea-Bronckart et al (2013) e Ilari (2010). Como resultados, observamos que a participante ocupa diversos papéis: estagiária no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; acadêmica do Curso de Letras; ex-aluna da escola básica; ex-acadêmica de Pedagogia; ex-integrante da Coordenadoria Regional de Educação e supervisora escolar. No papel de estagiária, o trabalho da professora em formação mobiliza diversos saberes, especialmente o saber disciplinar questões de cunho conceitual e procedimental da disciplina Língua Portuguesa e saber profissional bases educacionais filosóficas e sociológicas e aspectos referentes à concepção interacionista de ensino-aprendizagem. Além disso, por se tratar de uma situação de estágio, a ação pré-aula envolve um saber curricular, na organização dos planejamentos didáticos. Quanto às instâncias que servem de base para a ação docente da participante, destaca-se o peso de saberes experienciais construídos na relação com os actantes da escola básica em especial os professores que marcaram a vida escolar e os regentes dos estágios realizados e de certas disciplinas do Curso de Letras bem como de um curso realizado pela professora sobre gêneros textuais. Diante de tais motivadores, a influência da disciplina de estágio supervisionado, ao que parece, não tem grande força. Tais resultados evidenciam a necessidade de que os cursos de formação na modalidade a distância passem a agregar de modo mais consistente os saberes docentes dos acadêmicos, os quais, na maioria das vezes, já atuam na escola básica quando ingressam na Licenciatura.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798036P1por
dc.contributor.referee1Silva, Regina Celi Mendes Pereira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094por
dc.contributor.referee2Gomes, Neiva Maria Tebaldi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774532P1por
dc.contributor.referee3Motta, Vaima Regina Alves
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702591T0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282796Y1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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