Duas professoras de espanhol língua estrangeira (ele) e suas (des)crenças sobre o livro didático
Resumo
Ao planejar as aulas e elaborar o material didático, o professor de Língua Estrangeira deve ter em perspectiva determinados fatores, como análise das necessidades dos alunos, interação, uso de materiais autênticos, autonomia linguística com foco no contexto sociocultural, entre outros (GELABERT et al., 2002). Essas condições também fazem parte das orientações legais que regem o ensino brasileiro de Língua Estrangeira. No Brasil, como forma de apoio ao professor, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui livros didáticos às escolas públicas do ensino básico, sendo o Espanhol uma das disciplinas contempladas. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o trabalho docente e o livro didático, por meio das crenças de duas professoras de Espanhol Língua Estrangeira de escolas públicas em uma cidade do Rio Grande do Sul. Para isso, foram descritos os contextos das duas escolas e, em seguida, levantadas e analisadas as crenças das duas professoras e a forma como essas crenças influenciam suas ações. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada no estudo de crenças na aprendizagem, segundo Barcelos (2000, 2001, 2004, 2010) e Silva (2007, 2011), sendo priorizada a abordagem contextual das crenças. O aporte teórico da análise também inclui: a elaboração de material didático para o ensino de Língua Estrangeira, segundo os trabalhos de Leffa (2003), Gelabert et al. (2002), García (2011) e Ferro e Bergmann (2008); a formação do professor de Língua Estrangeira, segundo Coracini (1999), Celani (2001) e Leffa (2001); as abordagens de ensino segundo Misukami (1986); e o papel do professor sob a perspectiva de Kumaravadivelu (2008). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e conversas com os diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, além de fontes secundárias de dados, como os Projetos Político-Pedagógicos das escolas, os cadernos dos alunos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Curriculares para Ensino Médio (OCEM). Os resultados indicam que as crenças das professoras participantes apresentam diferenças entre si, o que orienta e determina diferentes ações em relação ao material didático, especialmente sua postura em relação ao livro didático, refletindo-se na forma de atuação das professoras em seus respectivos contextos. Desse modo, enquanto uma delas utiliza o material didático de maneira tradicional, centrada no livro didático, com o objetivo de ensinar a traduzir textos, a outra professora elabora seu MD e o utiliza de maneira interativa, com o objetivo de contribuir para formar um aluno preparado para agir em diferentes situações e para refletir e discutir sobre diferentes temas. Além disso, os contextos, apesar da proximidade geográfica entre as escolas, são socialmente distantes.