Gestão democrática da educação: em busca do padrão de qualidade nas escolas estaduais de Constantina/RS
Abstract
Este estudo analisa os processos de gestão das escolas estaduais localizadas no município de Constantina/RS. A abordagem metodológica se pauta em uma pesquisa quali-quantitativa, quando são analisados elementos distintos expostos pela comunidade escolar através de um questionário semi-estruturado, objetivando verificar como está a democratização da gestão nas escolas pesquisadas, bem como investigar de acordo com as concepções da comunidade
escolar, as dificuldades para a realização desse processo. Sabe-se que o exercício da gestão democrática nos sistemas de ensino e nas escolas assegura graus de progressiva autonomia das unidades escolares. Por isso a gestão democrática faz-se no exercício da cidadania de pais, alunos, professores e, também, com entidades ou pessoas representativas de toda comunidade. No entanto, essa pesquisa também ressalta que um processo democrático envolve, além de direitos, também vários deveres, não só das equipes gestoras, mas também de toda a comunidade escolar, pois, a gestão democrática pressupõe que a escola seja gerida por todos aqueles que a constituem, expondo também, quais são as organizações facilitadoras desse processo e seus objetivos. Essa pesquisa esta dividida em três capítulos, dois especificadamente de revisão literária e um apontando a metodologia utilizada, bem como os resultados obtidos na pesquisa, que, apontaram que as escolas estudadas encontram-se no caminho da democratização da gestão escolar, necessitando apenas alguns ajustes tanto por
parte da equipe diretiva quanto por parte dos demais integrantes da comunidade escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]