Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorVolpi, Marina Corso
dc.date.accessioned2014-08-26T15:07:06Z
dc.date.available2014-08-26T15:07:06Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/403
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study examines the management processes of the state schools located in the city of Constantine / RS. The methodological approach is aligned to a qualitative and quantitative research, when analyzing different elements exposed by the school community through a semi-structured questionnaire in order to verify this as the democratization of management in the schools surveyed and investigated in accordance with the conceptions of school community, the difficulties to conduct this process. It is known that exercise democratic management in education systems and schools ensure progressive degrees of autonomy of school units. So the democratic management is done in the exercise of citizenship from parents, students, teachers, and also to entities or persons representing the whole community. However, this research also highlights that a democratic process involves in addition to rights, too many obligations, not only of management teams, but also the entire school community, therefore, democratic management requires that the school is managed by all those who are exposing too, which organizations facilitate this process and its goals. This research is divided into three chapters, specifically two of pointing a literature review and the methodology used and the results obtained in the survey, which indicated that the schools studied are on the way to the democratization of school management, requiring only some adjustments by both the management team as part of the other members of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleGestão democrática da educação: em busca do padrão de qualidade nas escolas estaduais de Constantina/RSpor
dc.title.alternativeDemocratic management of education: in search of the standard of quality in schools of state Constantina / RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo analisa os processos de gestão das escolas estaduais localizadas no município de Constantina/RS. A abordagem metodológica se pauta em uma pesquisa quali-quantitativa, quando são analisados elementos distintos expostos pela comunidade escolar através de um questionário semi-estruturado, objetivando verificar como está a democratização da gestão nas escolas pesquisadas, bem como investigar de acordo com as concepções da comunidade escolar, as dificuldades para a realização desse processo. Sabe-se que o exercício da gestão democrática nos sistemas de ensino e nas escolas assegura graus de progressiva autonomia das unidades escolares. Por isso a gestão democrática faz-se no exercício da cidadania de pais, alunos, professores e, também, com entidades ou pessoas representativas de toda comunidade. No entanto, essa pesquisa também ressalta que um processo democrático envolve, além de direitos, também vários deveres, não só das equipes gestoras, mas também de toda a comunidade escolar, pois, a gestão democrática pressupõe que a escola seja gerida por todos aqueles que a constituem, expondo também, quais são as organizações facilitadoras desse processo e seus objetivos. Essa pesquisa esta dividida em três capítulos, dois especificadamente de revisão literária e um apontando a metodologia utilizada, bem como os resultados obtidos na pesquisa, que, apontaram que as escolas estudadas encontram-se no caminho da democratização da gestão escolar, necessitando apenas alguns ajustes tanto por parte da equipe diretiva quanto por parte dos demais integrantes da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples