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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorMachado, Charline Fillipin
dc.date.accessioned2014-02-07
dc.date.accessioned2014-02-07T14:46:52Z
dc.date.available2014-02-07T14:46:52Z
dc.date.issued2013-03-07
dc.date.submitted2014-02-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/40
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractConsidering the transversality of Special Educat ion, which passes through all levels, stages and modalities, it is the teacher’s role to complement and/or supplement the teaching of subjects with special needs. It is up to the regular teaching system to provide the basic education at all scopes for these subjects’ formation. Facing that, the importance of investing into the teacher’s formation is verified, for it is inside the academy that the first and one of the most important instruction and knowledge exchanging environments is found; there the professionals which will act tomorrow are formed. Therefore, this research intended to verify which organizational and structural alternatives UFSM’s management is or should be looking for in order to collaborate to a formation of teachers with qualification to act inside the inclusive school. From this central objective, this study proposed a reflection about the relations which courses’ and institution’s management establishes with educational inclusion oriented public politics, having the initial formation of future teachers as starting point. This action makes itself necessary as it will be reflected on the principles of a basic education with equality of rights and, above all, of quality. For that, a qualitative research was conducted by having, as subjects, the coordinators of UFSM’s teaching graduation courses. For data gathering, a survey with open questions, and also an analysis of the graduation courses PPCs. It was possible to realize that teachers’ formation quality to work inside inclusive education is being built, with many troubles being found, especially in relation to the teachers’ formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectGestão no ensino superiorpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.titleO papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusivapor
dc.title.alternativeManagement’s role on initial formation of teachers aiming to inclusive educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoConsiderando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades educacionais especiais, cabendo aos sistemas de ensino regular fornecer a educação básica em todas as esferas para a formação destes sujeitos. Diante disso, evidencia-se a importância do investimento na formação docente, pois é na academia que se encontra o primeiro e um dos mais importantes ambientes de instrução e troca de saberes, no qual se formam os profissionais que atuarão no amanhã. Sendo assim, esta pesquisa pretendeu verificar quais alternativas organizativas e estruturais a gestão da UFSM está buscando ou deve buscar para colaborar na formação de professores qualificados para atuar na escola inclusiva. A partir deste objetivo central, o presente estudo propôs uma reflexão em torno das relações que a gestão dos cursos - e da instituição - estabelece com as políticas públicas direcionadas à inclusão educacional, tendo como ponto balizador a formação inicial dos futuros docentes. Esta ação se faz necessária à medida que se refletirá nos princípios de uma educação básica com igualdade de direitos e, sobretudo de qualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa tendo como sujeitos os coordenadores dos cursos de licenciatura da UFSM. Para a coleta de dados, usou-se um questionário com questões abertas, além da análise dos PPCs de cursos de graduação. Em síntese, foi possível perceber que a qualidade da formação de professores para trabalhar na educação inclusiva está em construção, muitos problemas ainda são encontrados, principalmente em relação à própria formação dos formadores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [295]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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