Serviço social e educação ambiental: uma parceria

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Date
2008-11-05Author
Lauschner, Mirella Cristina Xavier Gomes da Silva
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O presente trabalho teve por objetivo geral verificar o conhecimento e o tipo de intervenção social e pedagógica sobre a Educação Ambiental, desenvolvida com os alunos do 5º e do 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria José Valmarath, no Município de São Sepé - RS. Através deste objetivo geral busca-se alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na escola; verificar o conhecimento dos alunos do 5º ano e do 7º ano sobre a Educação Ambiental; caracterizar as ações sociais relacionadas às questões ambientais, na escola; levantar o referencial teórico sobre a problemática sócio-ambiental. Os pesquisados foram escolhidos aleatoriamente entre aqueles que apresentaram as seguintes características: (a) ser matriculado, ser assíduo e ser aluno do 5° e do 7° ano da referida instituição escolhida para coleta de dados; (b) estar presente no dia e horário da aplicação do questionário; (c) aceitar participar da pesquisa. Foi traçado o seguinte perfil dos entrevistados do 5º ano: 63,07% dos entrevistados tinham de 9 a 10 anos, 50,76% era do sexo feminino e 49,23% era do sexo masculino. Residiam em casas, de 6 a 7 cômodos, 40% dos entrevistados, que eram divididos com 4 a 5 pessoas, configurando um total de 46,87%. Moravam, em sua maioria, com pai, mãe e irmãos, sendo que isto ainda pode remeter a informação de que estavam enquadrados nos padrões tradicionais de família. Dos alunos entrevistados, 87,5% participavam de programas sociais, sendo o de maior participação, o PROERD, com 76,92%. Segundo a base de dados coletados na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social do Município de São Sepé RS, na escola onde a pesquisa foi realizada havia um número considerável de crianças e/ou adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal, mas foi detectado que a informação não se aplicava aos alunos do 5º e do 7º ano, que, como já foi apresentado, participavam, em sua maioria, do PROERD. Os resultados obtidos permitiram concluir que não são desenvolvidas ações de cunho social por profissional do Serviço Social, apenas são realizadas ações de cunho pedagógico com os alunos do 5° e do 7° ano. Também, foi possível traçar um perfil sócio econômico e um perfil educacional e de ações sociais desenvolvidas na escola com os entrevistados do 5º e do 7º ano.
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- Educação Ambiental [190]