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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorLauschner, Mirella Cristina Xavier Gomes da Silva
dc.date.accessioned2014-09-02T14:23:31Z
dc.date.available2014-09-02T14:23:31Z
dc.date.issued2008-11-05
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/410
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis work had as a general objective to verify the knowledge and the type of social and pedagogical intervention on the Environmental Education, developed with the pupils of 5º and 7º periods, of the School of Basic Education, Professora Maria Jose Valmarath, in the City of São Sepé - RS. The specific objectives were to identify the developed actions of Environmental Education in the school, to verify the knowledge of the pupils of 5º year and 7º periods on the Environmental Education, to characterize the related social actions to the environmental aspects in the school and to establish the theoretical aspect on the social environment. It was done a field research, of qualitative boarding, in which pupils of 5° and 7° year of this school answered a questionnaire. The results led to the following considerations: there were not social actions, like orientations about the Environmental Education; interviewed of 5º and 7º periods had some knowledge on Environment ,acquired at home and improved and stimulated by the pedagogical actions developed by the school; the school develops actions related to the environmental aspects, like plantation of tree and plants in the school; they stimulate the preservation of the Environment in works which aim the cleanness and preservation of the school area, stimulating the pupils to acquire knowledge on the Environment. According to the information collected in the City department of Health and Social Assistance, many families of the city survive collecting recycled material, but there are not specific social actions aiming this public.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectAssistente socialpor
dc.subjectAções pedagógicaspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEscolapor
dc.titleServiço social e educação ambiental: uma parceriapor
dc.title.alternativeSocial service and environmental education: an partnershipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo geral verificar o conhecimento e o tipo de intervenção social e pedagógica sobre a Educação Ambiental, desenvolvida com os alunos do 5º e do 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria José Valmarath, no Município de São Sepé - RS. Através deste objetivo geral busca-se alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na escola; verificar o conhecimento dos alunos do 5º ano e do 7º ano sobre a Educação Ambiental; caracterizar as ações sociais relacionadas às questões ambientais, na escola; levantar o referencial teórico sobre a problemática sócio-ambiental. Os pesquisados foram escolhidos aleatoriamente entre aqueles que apresentaram as seguintes características: (a) ser matriculado, ser assíduo e ser aluno do 5° e do 7° ano da referida instituição escolhida para coleta de dados; (b) estar presente no dia e horário da aplicação do questionário; (c) aceitar participar da pesquisa. Foi traçado o seguinte perfil dos entrevistados do 5º ano: 63,07% dos entrevistados tinham de 9 a 10 anos, 50,76% era do sexo feminino e 49,23% era do sexo masculino. Residiam em casas, de 6 a 7 cômodos, 40% dos entrevistados, que eram divididos com 4 a 5 pessoas, configurando um total de 46,87%. Moravam, em sua maioria, com pai, mãe e irmãos, sendo que isto ainda pode remeter a informação de que estavam enquadrados nos padrões tradicionais de família. Dos alunos entrevistados, 87,5% participavam de programas sociais, sendo o de maior participação, o PROERD, com 76,92%. Segundo a base de dados coletados na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social do Município de São Sepé RS, na escola onde a pesquisa foi realizada havia um número considerável de crianças e/ou adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal, mas foi detectado que a informação não se aplicava aos alunos do 5º e do 7º ano, que, como já foi apresentado, participavam, em sua maioria, do PROERD. Os resultados obtidos permitiram concluir que não são desenvolvidas ações de cunho social por profissional do Serviço Social, apenas são realizadas ações de cunho pedagógico com os alunos do 5° e do 7° ano. Também, foi possível traçar um perfil sócio econômico e um perfil educacional e de ações sociais desenvolvidas na escola com os entrevistados do 5º e do 7º ano.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental [141]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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