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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorLourenço, Giane Margarete Scarpatto
dc.date.accessioned2014-09-03T14:21:00Z
dc.date.available2014-09-03T14:21:00Z
dc.date.issued2010-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/419
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper presents strategies and environmental education acts to try combating a quiet contaminant, but very effective in the impairment of health the individuals, the noise. Knowing that it goes unnoticed by individuals, but it causes several damages to human health and also learning process, where often with impaired hearing the task is not realized or understood the way it should be, resolved give attention to this contaminant that leaves no odour or color, but it is equally or more damaging than others. In an attempt to minimize this problem, first do training on the influence of noise on learning and health of human beings. After training strategies were outlined to be implemented in schools in order to raise awareness, then to minimize the problem. The strategies and actions put in place the quest for resolution of the problem were informative videos, music and calm games in the playground, competition of the posters and videos about the theme and monitoring constant of all. The sound pressure levels were measured in school before and after of the realization of the work. The reduction was between 2 and 3 dB in just all of the sector, average 41%, considering this reduction significant, principally to have been gotten through of educational actions without physics alterations. Now that everyone knows the importance of noise reduction not only in school, but everywhere, teachers and students, where possible, promote speeches and actions according to the cause.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRuídopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleEducação ambiental, desenvolvendo atividades para minimizar o ruído na escolapor
dc.title.alternativeEnvironmental education, developing activities to minimize noise at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta estratégias e ações de educação ambiental na tentativa de combate a um contaminante silencioso, porém muito eficaz no prejuízo da saúde dos indivíduos, o ruído. Sabendo-se que o mesmo passa despercebido pelos indivíduos, mas que acarreta diversos prejuízos para a saúde humana e também no processo ensino-aprendizagem, onde muitas vezes com a audição prejudicada a tarefa não é realizada ou entendida da forma que deveria ser, resolveu-se chamar à atenção para esse contaminante que não deixa odor nem cor, mas que é tão ou mais prejudicial que os outros. Na tentativa de minimizar este problema, inicialmente realizou-se uma formação sobre a influência do ruído na aprendizagem e na saúde do ser humano. Após a formação foram traçadas estratégias para serem aplicadas na escola com o intuito de conscientizar, para então minimizar o problema. As estratégias e ações colocadas em prática na busca da resolução do problema foram vídeos informativos, música e jogos calmos no recreio, concursos de cartazes e vídeos sobre o tema e constante monitoramento de todos. Os índices de pressão sonora na escola foram medidos antes e depois da realização do trabalho. A redução do mesmo foi entre 2 a 3 dB em quase todos os setores, em média 41%, considerando-se esta redução significativa, principalmente por ter sido conseguida através de ações educativas sem alterações físicas. Agora que todos os envolvidos sabem da importância da redução do ruído, não só na escola, mas em todos os lugares, professores e alunos, dentro do possível, promovem discursos e ações em função da causa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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