dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Pereira, Vanessa Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2014-02-11 | |
dc.date.accessioned | 2014-02-11T10:19:04Z | |
dc.date.available | 2014-02-11T10:19:04Z | |
dc.date.issued | 2013-08-20 | |
dc.date.submitted | 2014-02-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/41 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This monograph will address the role of school managers about the related subject according to the National Curriculum Parameters (PCN's) as crosscutting themes: sexuality. When related to childhood, sexuality, little is spoken and explained and
therefore remains a territory composed of unknowns for adults that experenciam as a thematic frightening and often prohibited. Infantile sexuality is presented in school as a challenge that promotes the transformation in educational practice, to unveil the
concealments and silences about the theme. Express beliefs, attitudes, values, roles, and relationships is the product of a permanent concealment, concealment or deception in school, a reflection of what is produced in the same way in society. As
the topic sexuality is still little discussed in the area of early childhood education, still prevail conceptual statements of common sense, causing shuffles, mixtures and
confusions. Thus this study tends to reflect on the theme approached from the point of view of psychoanalysis and the National Curriculum. First is held a short introduction of the topic, then giving meaning to Educational Management, with
emphasis on management School when entering the kindergarten approached sexuality along the theme from the point of view of psychoanalysis, according to Freud and Foucault, and as cross-cutting themes the media covers this topic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.title | Sensibilizando os gestores escolares sobre a importância da educação sexual na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Sensitizing school managers on the importance of sex education in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A presente monografia irá abordar o papel dos gestores escolares a cerca do assunto relacionado segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como temas transversais: a sexualidade. Quando relacionada à infância, a sexualidade, é pouco falada e explicada e, por isso, permanece como um território formado por incógnitas para os adultos que a experenciam como uma temática assustadora e, muitas vezes, proibida. A sexualidade infantil apresenta-se na escola como um grande desafio pela transformação que promove na prática educativa, ao desvelar os ocultamentos e silenciamentos acerca da temática. Expressa por crenças, atitudes, valores, papéis e relacionamentos é produto de um trabalho permanente de ocultação, de dissimulação ou de mistificação na escola, um reflexo do que se produz da mesma forma na sociedade. Como o tema sexualidade ainda é pouco discutido na área da educação infantil, ainda prevalecem articulações conceituais do senso comum, que causam embaralhamentos, misturas e confusões. Com isso esse estudo tende a refletir a respeito do tema abordado, do ponto de vista da psicanálise e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Primeiramente é realizada uma pequena introdução da temática, em seguida dando significado a Gestão Educacional, dando ênfase à gestão Escolar, ao inserir a Educação Infantil abordamos juntamente o tema sexualidade, do ponto de vista da psicanálise, segundo Freud e Foucault, temas transversais e como a mídia aborda esse tema. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |