Gestão escolar e sua contribuição na construção da avaliação de qualidade
Resumen
Esta monografia busca compreender o que diretores e vice-diretores entendem por avaliação escolar considerando a perspectiva da gestão democrática. Nesse sentido, realizou-se um estudo sobre práticas avaliativas e gestão democrática, sua importância no contexto escolar e social. Para isso, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e de entrevista semi-estruturada, com a direção de Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Entre os principais autores analisados, cita-se Hoffmann (1999 e 2007), Piletti (1987), Vasconcellos (1995 e 1998), Paro (1997 e 2007) e Libâneo (2005 e 2011). A partir de reflexões sobre os referenciais teóricos e os questionários respondidos por quinze diretores e\ou vice-diretores, percebe-se que avaliação escolar ainda está vinculada a notas e classificações dos alunos, estando longe de uma prática mais democrática e participativa. O diretor e o vice-diretor, que estão à frente deste processo pouco tem proporcionado espaços para que realmente aconteça uma avaliação mais comprometida com o ensino de qualidade. Diante disso, percebe-se sendo essencial discussões, estudos, trocas de experiências e um acompanhamento mais sistemático e crítico do gestor dentro dos estabelecimentos de ensino, juntamente com seu grupo de trabalho, a fim de alcançar índices mais elevados de rendimento e sucesso escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [952]