Síntese de Calcogenofenos e Isoquinolinas via Reações de Ciclização Intramolecular
Resumo
Este trabalho relata a síntese de uma série de heterociclos através da ciclização intramolecular de substratos alquinílicos com dicalcogenetos de diorganoíla mediados por sais de cobre ou sais de ferro. Primeiramente, relatamos a síntese de selenofenos e telurofenos 2 através da ciclização intramolecular de (Z)-selenoeninos e (Z)-teluroeninos 1 com dicalcogenetos de diorganoíla mediados por FeCl3. Essa metodologia permitiu a obtenção de novos derivados de calcogenofenos de moderados a bons rendimentos com a adicional inserção de uma molécula orgânica de calcogênio na posição 3 do anel formado.
Com a finalidade de avaliar o potencial reatividade dos compostos obtidos 2, o composto 2,5-difenil-3-(selenofenil)-selenofeno foi submetido a uma reação de bromação do anel aromático resultando na formação do selenofeno substituído com bromo, nas posições 3 e 4 do anel heterocíclico, em 86% de rendimento. Adicionalmente, o composto 2,5-difenil-3-(selenobutil)selenofeno foi selecionado como material de partida para uma reação de troca selênio-lítio com a subsequente reação com aldeídos levando a formação dos álcoois secundários, na posição 3 do anel do selenofeno, em rendimentos de 68-73%.
Posteriormente, desenvolvemos uma metodologia para síntese de 4-organocalcogeno-isoquinolinas 4, partindo-se dos substratos o-alquinil benzaldiminas 3. A combinação de quantidades catalíticas de CuI com dicalcogenetos de diorganoíla mostrou-se eficiente para obtenção das isoquinolinas em bons rendimentos A fim de avaliar a versatilidade das 4-organocalcogeno isoquinolinas obtidas, como precursores para síntese de isoquinolinas com diferentes funcionalizações, o composto 4-(telurobutil)-3-fenilisoquinolina foi submetido a reações de acoplamento cruzado do tipo Suzuki e do tipo Sonogashira, catalizados por sais de paládio. Também, foram realizadas as reações de troca telúrio-lítio com a subsequente reação com diferentes aldeídos levando aos alcoóis derivados em bons rendimentos.