Alteridade deficiente: o processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja - RS
Resumo
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a alteridade deficiente na busca do processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja, Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, são apontados alguns subsídios da Declaração de Salamanca, da Constituição Brasileira de 1988 e das Leis nº 10.098/2000 e 9394/96, que tratam da acessibilidade e da inclusão na tentativa de retomar questões fundamentais, ao tratar de temas como inclusão do deficiente físico. Busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange ao percurso histórico, explicitando o caminho percorrido, a escola inclusiva e o que já existe na prática relacionada às barreiras arquitetônicas, pedagógicas e aos recursos, a fim de facilitar o processo de aprendizagem desses alunos. Este trabalho foi elaborado com a intenção de ampliar as informações sobre a alteridade deficiente e sobre a acessibilidade, a partir da realidade vivida pelo deficiente físico. O artigo tem como base uma sondagem aleatória, realizada a partir de um questionári preestabelecido, que foi respondido por um sujeito com deficiência física, com 14 anos de idade na época da pesquisa, e estudante da 5ª série do Ensino Fundamental. As respostas obtidas foram selecionadas e organizadas em tópicos
que explicitam aspectos relevantes para esboçar um traçado dos centros urbanos e compreender a dinâmica de uma escola pública estadual frente à alteridade
deficiente, à inclusão e à acessibilidade. A síntese dessas respostas configura um painel das principais barreiras enfrentadas por pessoas deficientes.