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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorPinheiro, Tania Maria
dc.date.accessioned2014-09-08T12:22:10Z
dc.date.available2014-09-08T12:22:10Z
dc.date.issued2007-11-24
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/437
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe objective of this paper is to reflect on otherness of disabled children on the way to introduce the process of inclusion of these children in the state school system in São Borja, Rio Grande do Sul-RS. For this purpose, we point out some data extracted from the Declaration of Salamanca, the 1988 Brazilian Constitution and from the Laws number 10.098/2000 and 9394/96, which deal with accessibility and inclusion in order to try to recover important issues by dealing with themes like inclusion of disabled people. In this paper, we aim at clarifying some assumptions about the historical journey of inclusion, explaining its process, what is the inclusive school, the architectural and pedagogical barriers of inclusion and resources in order to make possible the learning process of these students. This work was developed so as to obtain more information about otherness of disabled people and accessibility based on the daily life of a disabled person. The basis of this paper is a random survey based on a questionnaire answered by a 14-year-old junior high school disabled student. The answers were selected and organized into themes that explain relevant aspects in order to delineate the profile of urban area and to comprehend the dynamics of the state school in relation to otherness of disabled people, inclusion and accessibility. These answers form a frame of the main barriers faced by disabled people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência físicapor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.titleAlteridade deficiente: o processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja - RSpor
dc.title.alternativeThe otherness of disabled people: the process of inclusion of disabled children in the state school system in São Borja – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoEste artigo tem o objetivo de refletir sobre a alteridade deficiente na busca do processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja, Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, são apontados alguns subsídios da Declaração de Salamanca, da Constituição Brasileira de 1988 e das Leis nº 10.098/2000 e 9394/96, que tratam da acessibilidade e da inclusão na tentativa de retomar questões fundamentais, ao tratar de temas como inclusão do deficiente físico. Busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange ao percurso histórico, explicitando o caminho percorrido, a escola inclusiva e o que já existe na prática relacionada às barreiras arquitetônicas, pedagógicas e aos recursos, a fim de facilitar o processo de aprendizagem desses alunos. Este trabalho foi elaborado com a intenção de ampliar as informações sobre a alteridade deficiente e sobre a acessibilidade, a partir da realidade vivida pelo deficiente físico. O artigo tem como base uma sondagem aleatória, realizada a partir de um questionári preestabelecido, que foi respondido por um sujeito com deficiência física, com 14 anos de idade na época da pesquisa, e estudante da 5ª série do Ensino Fundamental. As respostas obtidas foram selecionadas e organizadas em tópicos que explicitam aspectos relevantes para esboçar um traçado dos centros urbanos e compreender a dinâmica de uma escola pública estadual frente à alteridade deficiente, à inclusão e à acessibilidade. A síntese dessas respostas configura um painel das principais barreiras enfrentadas por pessoas deficientes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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