dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Pinheiro, Tania Maria | |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T12:22:10Z | |
dc.date.available | 2014-09-08T12:22:10Z | |
dc.date.issued | 2007-11-24 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/437 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to reflect on otherness of disabled children on the way
to introduce the process of inclusion of these children in the state school system in
São Borja, Rio Grande do Sul-RS. For this purpose, we point out some data
extracted from the Declaration of Salamanca, the 1988 Brazilian Constitution and
from the Laws number 10.098/2000 and 9394/96, which deal with accessibility and
inclusion in order to try to recover important issues by dealing with themes like
inclusion of disabled people. In this paper, we aim at clarifying some assumptions
about the historical journey of inclusion, explaining its process, what is the inclusive
school, the architectural and pedagogical barriers of inclusion and resources in order
to make possible the learning process of these students. This work was developed
so as to obtain more information about otherness of disabled people and accessibility
based on the daily life of a disabled person. The basis of this paper is a random
survey based on a questionnaire answered by a 14-year-old junior high school
disabled student. The answers were selected and organized into themes that explain
relevant aspects in order to delineate the profile of urban area and to comprehend
the dynamics of the state school in relation to otherness of disabled people, inclusion
and accessibility. These answers form a frame of the main barriers faced by disabled
people. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alteridade | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Deficiência física | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.title | Alteridade deficiente: o processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja - RS | por |
dc.title.alternative | The otherness of disabled people: the process of inclusion of disabled children in the state school system in São Borja – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a alteridade deficiente na busca do processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja, Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, são apontados alguns subsídios da Declaração de Salamanca, da Constituição Brasileira de 1988 e das Leis nº 10.098/2000 e 9394/96, que tratam da acessibilidade e da inclusão na tentativa de retomar questões fundamentais, ao tratar de temas como inclusão do deficiente físico. Busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange ao percurso histórico, explicitando o caminho percorrido, a escola inclusiva e o que já existe na prática relacionada às barreiras arquitetônicas, pedagógicas e aos recursos, a fim de facilitar o processo de aprendizagem desses alunos. Este trabalho foi elaborado com a intenção de ampliar as informações sobre a alteridade deficiente e sobre a acessibilidade, a partir da realidade vivida pelo deficiente físico. O artigo tem como base uma sondagem aleatória, realizada a partir de um questionári preestabelecido, que foi respondido por um sujeito com deficiência física, com 14 anos de idade na época da pesquisa, e estudante da 5ª série do Ensino Fundamental. As respostas obtidas foram selecionadas e organizadas em tópicos
que explicitam aspectos relevantes para esboçar um traçado dos centros urbanos e compreender a dinâmica de uma escola pública estadual frente à alteridade
deficiente, à inclusão e à acessibilidade. A síntese dessas respostas configura um painel das principais barreiras enfrentadas por pessoas deficientes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |