A educação ambiental como variável de estudo no descarte de lâmpadas fluorescentes
Abstract
A fabricação de produto, independente do método, produz impactos positivos e negativos. E o grande desafio atual, do poder público e da sociedade em geral, é apresentar e determinar de forma crítica as ações que podem efetivamente resolver o problema dos resíduos sólidos e oferecer máxima segurança para o ambiente, sem deixar problemas para serem resolvidos pelas gerações futuras. Infelizmente, a maioria das pessoas desconhece o que pode acarretar o consume desenfreado de produtos, crescendo assim o acumulo e o descarte inadequado de materiais, que contribuem com a poluição e com o aumento de áreas
de lixões e aterros sanitários. Busca-se, com a educação ambiental, uma forma de levar informações referentes a lâmpadas fluorescentes que, quando descartadas de forma inadequada, causam grande contaminação do solo, das águas e do ar, vindo a causar danos a saúde humana. Uma lâmpada fluorescente quando quebrada libera vapor de mercúrio, que se condensa no ar e retorna ao estado metálico. O mercúrio por ser mais pesado que ao ar, cai no solo, contaminando o subsolo e lençóis freáticos. Conscientizar e sensibilizar seriam as palavras de ordem, pois o meio ambiente precisa ser preservado para que a qualidade de vida seja garantida. Esta pesquisa teve como objetivo levar as informações coletadas, referentes à composição e ao manuseio de lâmpadas fluorescentes, bem como os danos que causam quando descartadas de forma inadequada, a um maior número de pessoas e principalmente aos alunos da Escola Estadual Rômulo Zanqui, por estarem ligados a uma prática de recolhimento de lâmpadas na região onde está localizada a escola, no Bairro João Goulart, Santa Maria, RS, Brasil.
Collections
- Educação Ambiental [186]