Concepções de educação infantil e suas possíveis implicações na gestão educacional

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Data
2008-02-28Autor
Flôres, Vanessa Medianeira da Silva
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Este trabalho investiga a concepção de educação infantil do gestor que atua em uma instituição de ensino com educandos da faixa etária de 3 a 5 anos,
localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando as possíveis implicações da concepção de educação infantil para o desenvolvimento do trabalho na gestão educacional. Tendo como objetivo analisar se a visão de educação infantil influencia o fazer do gestor da instituição visando à superação do paradigma administrativo em prol da gestão democrática. O aporte teórico deste trabalho está baseado em Áries (1986), Bujes (2001) e Kuhlmann Jr. (1998) sobre a história da infância, bem como nos estudos realizados por Vygotsky e Wallon sobre o desenvolvimento infantil e ainda nas produções de Lück (2006) e Ferreira (2001) a cerca da gestão educacional. A abordagem metodológica utilizada é de cunho qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas e análise documental, constituída pelo estudo do Projeto Político-Pedagógico da instituição pesquisada. Os resultados alcançados com esta investigação evidenciam que as ações desenvolvidas no âmbito da gestão educacional estão atreladas às concepções de educação infantil. Verificou-se que mesmo com os avanços teóricos sobre a educação infantil, no contexto pesquisado, a teoria que sustenta a atuação profissional é o empirismo, desta forma a gestão da instituição é caracterizada pelo excesso de burocratização, centralidade administrativa e a superficialidade das bases teóricas sobre gestão. Isto revela a importância de voltarmos nosso olhar para esta realidade refletindo sobre estas questões.
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- Gestão Educacional [289]